11 de novembro de 2020

Diabetes: ajude a melhorar a qualidade de vida desses pacientes

Diabetes: ajude a melhorar a qualidade de vida desses pacientes

Por ser uma doença em crescimento, o diabetes já tornou-se uma emergência global. Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mostram que aproximadamente 463 milhões de adultos têm a condição e que esse número chegará a 700 milhões em 2045. Somente no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estima-se que mais de 16 milhões de brasileiros são diabéticos. 

Por ser uma enfermidade silenciosa, que apresenta sintomas apenas quando já está em fase mais avançada, a farmácia tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento que precisa ser contínuo para evitar as complicações que o problema traz.

Assim, que tal aproveitar o Dia Mundial do Diabetes, instituído em 14 de novembro, para oferecer informação e qualidade de vida ao público da sua loja?

Dia Mundial do Diabetes no PDV
Além das ações de monitorização de glicemia e pressão alta, serviços que podem auxiliar muito os pacientes com diabetes e demais problemas de saúde, tanto na data quanto em outros momentos, a farmácia é capaz de organizar várias atividades relacionadas à condição.

Uma dica é fazer parcerias com médicos e nutricionistas para a realização de palestras mostrando o quanto a alimentação saudável e a prática de atividades físicas com regularidade são importantes tanto na prevenção quanto no controle da doença.

Outra atividade válida é cadastrar os clientes diabéticos no sistema da loja para lembrá-los, seja via telefone ou WhatsApp, de comprarem seus medicamentos e correlatos antes de acabar, com o objetivo de manter o controle do diabetes em dia. 

Os materiais de PDV também são muito bem-vindos. Algumas indústrias já até possuem peças prontas com informações da patologia, mas o próprio farmacêutico também pode elaborar um folheto com dicas simples. 

Lembre-se que um atendimento humanizado é primordial para fidelizar o público, ainda mais quando se trata de um problema crônico que acaba gerando muitas dúvidas as quais os pacientes não conseguem tirar durante a consulta com o médico. Por mais que não tenha cura, quando o tratamento é feito da maneira correta, é possível ter qualidade de vida, oriente seus clientes!

Mix completo e com boa visibilidade
Ter o varejo abastecido é essencial para as vendas e, também, para auxiliar os clientes no tratamento. O paciente diabético costuma ir à farmácia mais vezes que um consumidor sem a patologia e é importante que encontre tudo o que precisa para não ter que trocar de PDV.

Tenha em seu estoque:

  • Principais medicamentos prescritos da categoria
  • Monitores de glicemia
  • Tiras 
  • Lancetas
  • Álcool swab
  • Agulhas e seringas especializadas
  • Canetas aplicadoras
  • Cremes específicos para a pele do diabéticos
  • Alimentos dietéticos
  • Adoçantes

Para facilitar as aquisições, com exceção dos medicamentos, é fundamental que os demais artigos sejam expostos no autosserviço, de preferência nos corredores de maior fluxo, em um espaço dedicado para o segmento. Ter os itens organizados em um mesmo local, além de proporcionar mais comodidade a esse público, ainda oferece a ampliação da cesta de compra. 

Aumente suas vendas e ofereça o que há de melhor no mercado aos seus clientes com diabetes, abasteça seu estoque com as principais marcas da categoria com a ANB Farma. 

Crédito da imagem: andresr/iStock

Compartilhe: