23 de abril de 2020

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: preste um atendimento de excelência em sua farmácia

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: preste um atendimento de excelência em sua farmácia

Instituído em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma das principais datas do calendário de saúde que você pode trabalhar na sua loja, afinal é uma doença séria e que atinge cerca de 30% dos brasileiros, conforme afirma Dante Oliveira, professor do curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi.

Segundo Dante, a condição aumenta progressivamente com a idade e é capaz de comprometer a saúde de 50% das pessoas com mais de 60 anos, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país. 

“A data visa alertar a respeito dos perigos causados pela hipertensão. A farmácia pode ir até a população com eventos do tipo "farmacêutico na praça" ou realizar uma campanha ofertando serviços clínicos como aferição de pressão arterial. Vale ainda oferecer um serviço de acompanhamento farmacoterapêutico, a partir dessa data, para atender especificamente aos pacientes hipertensos e, inclusive, usar a oportunidade para implementar a Farmácia Clínica no estabelecimento legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, adiciona Dante. 

O importante papel do farmacêutico nos casos de hipertensão
De acordo com o professor, o farmacêutico tem um papel essencial na orientação da população seja para auxiliar na prevenção da pressão alta quanto para aconselhar a buscar ajuda médica ao sentir os sintomas relacionados com a patologia. 

“As principais complicações da hipertensão não controlada são: acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Além disso, a pressão alta pode levar a uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca”, complementa Dante. 

Ofereça um atendimento de excelência em sua farmácia
O professor do curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi finaliza mostrando algumas dicas para serem aplicadas durante o atendimento. Aproveite o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial para inseri-las no dia a dia do seu PDV: 

  • Recomendar aos consumidores para que eles nunca comprem medicamentos de venda sob prescrição médica sem receita;
  • Ensiná-los para sempre solicitar ajuda do farmacêutico na aquisição dos fármacos, mesmo para aqueles sem prescrição;
  • Mostrar que não se deve seguir recomendações de vizinhos, amigos ou parentes;
  • Informar para diminuir a ingestão de sódio (sal de cozinha) e fazer atividades físicas.

 Seja para trazer dicas como essa ou para deixar a sua loja sempre abastecida, a ANB Farma está à sua disposição. Conte conosco!

Compartilhe: