20 de dezembro de 2023

Como aproveitar o 13º para turbinar as vendas?

Como aproveitar o 13º para turbinar as vendas?

O pagamento do 13º é um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores para ter um dinheiro extra. Porém, os comerciantes também são beneficiados com aumento da circulação de dinheiro, que impacta diretamente nas vendas.
Segundo um levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese), o pagamento do benefício deve injetar R$ 291 bilhões até o fim de 2023.

Ao todo, 87 milhões de brasileiros receberão o décimo terceiro. A estimativa média é de que cada trabalhador receberá R$ 3.057.

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que as vendas de Natal deste ano vão movimentar cerca de R$ 70 milhões. O número representa um crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2022.O décimo terceiro deve ser pago pelo empregador em duas parcelas, sendo a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.
As farmácias podem ser incluídas entre os comércios que poderão aproveitar o aumento da circulação de dinheiro no fim de ano para expandir as vendas. Confira algumas ações que os gestores podem aplicar para melhorar os resultados.

Clima natalino

O fim de ano é marcado pela expectativa pelo Natal. Vários estabelecimentos começam a decorar as lojas para entrar no clima natalino e as farmácias não só podem, como devem embarcar nessa onda.
Ter uma decoração de Natal chama a atenção dos clientes e torna o ambiente mais convidativo. Lembre-se de que quanto mais tempo o cliente passa dentro da loja, maiores são as chances de ele comprar alguma coisa.

Promoções

A troca de presentes é uma das principais tradições do Natal. Muitas empresas também realizam o popular “Amigo Secreto”. Os gestores de farmácias podem aproveitar a ocasião e criar promoções do tipo “leve um e pague dois” com produtos parados no estoque.
Ofereça também descontos na compra de presentes ou faça sorteio de vale-compras. Alguns itens que podem ser incluídos nessa proposta são: batons, cremes, sabonetes, protetores solares, cremes de barbear e kits para o banho.
Use a ideia de tempo limitado nos produtos com descontos. Isso gera uma sensação de urgência e pesa na decisão do cliente ao fazer a compra.
Outra dica é dar um tratamento diferenciado para os clientes de longa data. Hoje muitos estabelecimentos apostam mais na fidelização de clientes do que na atração de novos consumidores.
Segundo uma pesquisa da Zendesk, empresa de softwares de suporte, vendas e engajamento de clientes, 74% dos consumidores se declaram fiéis a uma determinada marca. O estudo ainda diz que 52% relatam fazer o possível para manter essa fidelidade.
Para isso, tenha em mãos o histórico de compras desse cliente. Se ele já comprou um determinado produto, é provável que ele queira comprar novamente. Caso o atendimento seja positivo, a tendência é que ele sempre priorize a sua loja ao fazer compras.

Disposição dos produtos

A forma como os produtos estão dispostos na farmácia impacta diretamente nas vendas. Dê destaque aos produtos de maior valor na vitrine, assim há a  chance do cliente comprá-los de imediato, pois é o que ele visualiza primeiro.
Já os itens de pequeno custo devem ficar próximos ao caixa. Isso pode levar à compra por impulso depois que o cliente adquirir o item de maior valor.

Renegociações

Muitos consumidores com débitos pendentes estão dispostos a liquidar as dívidas no fim de ano, justamente por conta do recebimento do décimo terceiro. Essa é uma boa época para oferecer incentivos para que os valores em abertos sejam renegociados.
Por exemplo, uma estratégia é tirar os juros acumulados caso o pagamento seja feito de uma vez. Com a dívida quitada, esse cliente estará apto para voltar a consumir novos produtos, consequentemente gerando mais vendas.
Leia também aqui como preparar o seu estoque para o verão.

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Crédito da imagem: iStock.com/ipopba

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