30 de outubro de 2019

Verão: prepare o seu PDV e aqueça suas vendas

Verão: prepare o seu PDV e aqueça suas vendas

Faltam dois meses para a chegada do verão, mas preparar a farmácia com antecedência é primordial para não perder vendas.

Teresa Cristina Zanon, conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), afirma o quanto é importante que a loja seja abastecida a partir do mês de outubro para que em novembro já esteja pronta antes dos consumidores viajarem. 

“O pico de vendas inicia em dezembro com as festas e emenda com a saída dos produtos em maior proporção em janeiro e fevereiro”, adiciona Teresa. 

Abastecendo a farmácia
Segundo a conselheira do IBEVAR, itens como protetores solares, hidratantes, repelente, desodorantes, curativos, preservativos, cremes e shampoo com protetor solar para proteger do sol e sal do mar, antiácidos, produtos para micoses, água termal entre outros de uso sazonal não podem ficar de fora do mix. 

“O sortimento ideal para uma farmácia é quando a mesma avalia o perfil do shopper, da região, oportunidades em torno e histórico de produtos, ou seja, cada loja é uma loja. Uma rede pode ter um sortimento que atenda a todos os PDVs, mas os SKU´s e volumes são diferenciados porque dependem de uma análise de giro, estoque, demanda, preço e promoções”, alerta. 

Estratégias para vender mais 
Teresa explica que, como diz o ditado, “aquilo que não é visto, não é lembrado”, e como o verão remete ao sol, alegria, saúde, praia, férias, o merchandising para as categorias da temporada faz a diferença para despertar o interesse do cliente. Assim, recomenda ao varejo explorar a criatividade e desenvolver eventos para atrair mais pessoas até o comércio. 
 
“Nesses eventos podem ter um sorveteiro, uma parada de bicicletas, brindes com óculos de sol, bexigas para as crianças, limpeza de pele e curso de automaquiagem para as consumidoras entre outras ações”, ensina. 

Quando o assunto é exposição, a conselheira do IBEVAR comenta que, para a nova estação, cabe a loja destacar os segmentos que são mais procurados, com exposições em pontas de gôndolas, ilhas, pilhas, nos encartes promocionais e, ainda, adicionar artigos correlatos para gerar venda agregada. 

De olho no perfil do shopper da estação 
Para Teresa, todas as pessoas que estão em busca de produtos, promoções, serviços e atendimento são os shoppers da estação. A conselheira do IBEVAR afirma que o mercado mudou e o conceito de quem é o cliente, consumidor e/ou paciente está presente todo dia no varejo físico ou online. O critério de compra é encontrar o que se deseja com preço justo. 

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