10 de agosto de 2021

Vendas aquecidas neste verão!

Vendas aquecidas neste verão!

Sol, praia, piscina, férias, passeios ao ar livre. Essas são as principais características da temporada primavera-verão, época do ano em que os consumidores mudam seus hábitos e, consequentemente, passam a buscar mais por cuidados típicos da sazonalidade.


As vendas em farmácias e drogarias tendem a crescer nesta época do ano, ponto favorável para quem souber trabalhar bem as categorias de alta demanda, como: protetor solar, coloração, depilatórios, hidratantes, máscaras para tratamento capilar, entre outras.


Para obter sucesso, é sempre importante analisar o histórico do ano anterior, para a definição correta do sortimento. De acordo com a consultora especializada em varejo, Silvia Osso, os itens de verão devem ser comprados com foco nos próximos três meses, baseados em dados e fatos obtidos no software do ponto de venda (PDV).


No que diz respeito à ambientação, todos os produtos devem ficar em seus pontos naturais na categoria e subgrupo adequado. “O layout da farmácia não deve ser alterado porque os clientes gostam de comprar em locais onde estão habituados e tem comodidade para efetuar suas compras”, revela Silvia.


A sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, lembra que essas categorias são altamente impulsionadas por lançamentos e os pontos extras são de extrema relevância para a exposição desses itens, além dos pontos naturais. 
Elas têm maior potencial de venda se lembradas pelos consumidores. “Se eles veem os produtos expostos, se lembram daquele item, há o despertar de uma curiosidade e acabam comprando.”


Kits promocionais


A indústria costuma ter uma ótima pesquisa e geralmente lança kits que agradam aos clientes e possuem preços mais atraentes do que os montados nas perfumarias.


Em época de crise, os kits montados pela loja devem levar em conta muito mais o preço final do que o número de produtos e devem ser pensados para o público ao qual se destinam. 


De acordo com Silvia, uma dica é oferecer alguns tipos de nécessaires, de vários tamanhos e bem atraentes, para que os clientes possam montar seus kits com itens disponíveis na loja como por exemplo sabonete + desodorante + bucha para banho ou algodão + acetona + base + esmaltes e alicate e lixa para unhas, protetor solar + repelente, entre outros.


Exposição e árvore de decisão

PROTETOR SOLAR

Exposição:

Primeira grande quebra será sempre em: usuário X local do corpo, depois disso:

1. Infantil/bebê

2. Rosto (específicos)

3. Pós-Sol (loções hidratantes)

4. Corpo (loções tradicionais)

Dentro de cada um dos blocos de marca, itens direcionados, como esportes, sprays, aerossol, protetor com cor, bronzeadores. Na sequência, por ordem de Fator de Proteção Solar (FPS), do maior para o menor, para tentar estimular a venda de FPSs maiores.


Árvore de decisão:

1. USUÁRIO (INFANTIL/ADULTO)

2. FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (FPS)

3. MARCA


MÁSCARA CAPILAR

Exposição:

Destaque para a solução completa, ordem de uso dos produtos e quais as opções possíveis para cada tipo de cabelo, ou seja: tipo de cabelo/benefício (nutrição, reparação, crescimento, proteção da cor), na sequência, blocos que representam as linhas, tipo de produto pela ordem de uso (primeiro xampu, depois condicionar, as máscaras, séruns, ampolas, leave-ins e por último, finalizadores.

Se houver linhas específicas de verão, essas devem vir na sequência.

Árvore de decisão:

1. MARCA

2. TIPO DE CABELO

3. FRAGRÂNCIA

4. PREÇO

5. BENEFÍCIO


COLORAÇÃO

Exposição:

Destaques para as tendências do ano, na sequência as cores tradicionais mais claras e vivas, como os loiros.
Árvore de decisão:

1. MARCA

2. TIPO DE COLORAÇÃO

3. COR/NUANCE

4. BENEFÍCIO

5. TRATAMENTO PÓS-COLORAÇÃO

6. PREÇO

Fonte: sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima


Para deixar seu PDV preparado para as novidades da temporada primavera-verão, entre em contato conosco e garanta os melhores itens para arrasar nas vendas!


Crédito da imagem: iStock

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