03 de maio de 2019

Reforce os perigos da automedicação no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento

Reforce os perigos da automedicação no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento

Celebrado em 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos visa a alertar as pessoas sobre os riscos à saúde decorrentes da automedicação. Uma pesquisa realizada, em setembro de 2018, pelo Instituto de Pós-graduação para Profissionais do Mercado Farmacêutico (ICTQ) revelou que, no Brasil, esta perigosa prática é adotada por 79% da população com mais de 16 anos. Foram entrevistados residentes de 120 municípios das cinco regiões do País.

De acordo com Rodolpho Telarolli Junior, professor adjunto de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Campus Araraquara, a automedicação é um problema sério de Saúde Pública e hábito presente em todas as classes sociais, independentemente de renda e escolaridade. “O uso de medicamentos por conta própria traz uma série de desvantagens, a exemplo do aumento do risco de intoxicações, em caso de ingestão de doses erradas ou por pessoas para quem o produto não é adequado. Além disso, o consumo sem prescrição médica pode mascarar os sintomas de doenças mais graves e retardar diagnósticos” alerta. 

A classe terapêutica mais nociva à saúde quando consumida sem orientação é a dos antibióticos e, embora no Brasil esse tipo de medicamento seja apenas vendido mediante retenção de receita médica, a famosa farmacinha familiar, composta por sobras de medicamentos, elimina essa objeção. “É relativamente comum a automedicação com essa classe de produtos e isso favorece o desenvolvimento de resistência por parte das bactérias. Ainda existe a possibilidade de a infecção ter sido causada por vírus e fungos (e não bactérias) e, nesses casos, os antibióticos não são indicados”, salienta Rodolpho. Anti-inflamatórios também são comumente utilizados por decisão própria e podem causar efeitos tóxicos aos rins e danos ao estômago. 

O papel do farmacêutico 

Os medicamentos são a principal causa de intoxicação e, segundo o professor da UNESP, as principais vitimas são as crianças, representando 35% desta totalidade. Os 65% restantes, entretanto, são adultos e estão longe de confundir cápsulas ou pílulas com balinhas. Nesse sentido, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos torna-se um importante aliado do farmacêutico na missão de conscientização. “As farmácias podem utilizar material de divulgação da data como faixas e folhetos explicativos relacionados ao conceito de uso racional de medicamentos e aos potenciais danos à saúde causados pela automedicação”, indica.  

Aos clientes que já estão habituados à compra de determinados medicamentos sem o auxílio do farmacêutico, é importante que a abordagem seja leve para que não se sintam invadidos e acabem optando por comprar em outro PDV que não interfira em suas escolhas habituais. A sugestão do especialista em Saúde Pública e que o farmacêutico se ofereça para tirar as dúvidas daqueles que já fazem uso continuado de medicamentos e invista em treinamentos de equipe relacionados às técnicas de abordagem e obtenção de informações, de forma sutil, desse tipo de cliente.

A ANB Farma sempre traz informações relevantes sobre o uso responsável de medicamentos e dedica-se a auxiliar seus parceiros nessa missão social. 

Compartilhe: