07 de abril de 2022

Quais são as doenças mais comuns no outono e como evitá-las?

Quais são as doenças mais comuns no outono e como evitá-las?

O outono começou no último dia 20 de março e essa passagem de estação afeta diretamente na saúde, visto que a alteração climática e, especialmente, a chegada do frio, podem ser fatores naturais de irritação das vias áreas. A redução da umidade do ar e a inversão térmica, responsável pelo maior acúmulo de poluentes na atmosfera, também podem trazer implicações para o sistema respiratório. 

Devido ao clima frio, como pontua o blog Cortês Villela Medicina Laboratorial, as pessoas passam mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação, além de usarem casacos e cobertores que, muitas vezes, ficaram guardados no armário por um longo período, acumulando poeiras. 

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, relata que há um aumento de 30 a 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias e cardiovasculares durante o outono/inverno, sendo as crianças e idosos os mais vulneráveis. Sendo assim, é preciso estar atento às doenças respiratórias mais comuns durante o outono para, também, prevenir-se contra elas. 

Quais são as doenças mais comuns no outono?

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, “as infecções bacterianas mais frequentes são as amigdalites, faringites, sinusites, otites e pneumonia, causadas principalmente pelas bactérias pneumococo, estreptococo, estafilococo, mycoplasma, clamídia, legionela, com maior ou menor incidência de uma ou outra, dependendo da faixa etária e fatores de risco, além de crises de exacerbações em pacientes portadores de DPOC (Enfisema e Bronquite Crônica)”. 

Enquanto isso, “as manifestações alérgicas mais comuns são a rinite, a asma e a bronquite, não sendo estas desencadeadas por vírus ou bactérias, mas sim por ativação de reações de hipersensibilidade a alérgenos”, pontua a organização. 

Veja detalhes das doenças mais comuns do outono, via Cartão da Família.

Gripe
Transmitida pelo vírus influenza, a gripe é uma das doenças mais comuns no outono. Em geral, os sintomas são febre, tosse, coriza, dores de garganta, de cabeça e muscular. O ciclo mais simples pode durar cerca de cinco dias. Em pessoas mais vulneráveis, porém, a gripo pode evoluir para uma pneumonia.

Resfriado
Apesar da semelhança com a gripe, o resfriado pode ser contraído por diversos tipos de vírus diferentes, sendo uma infecção que afeta as vias respiratórias. Os principais sintomas são coriza, leve cansaço, espirros, tosse, dor de garganta e no corpo, lacrimejamento e febre baixa e de curta duração.

Bronquite
A bronquite inflama a mucosa dos brônquios, que levam o ar para dentro e fora dos pulmões. A inflamação é causada por infecções respiratórias virais e alergias; os sintomas são falta de ar, tosse com muco ou seca, dores e chiados no peito, febre e calafrios. Vale lembrar que pessoas com doenças respiratórias podem desenvolver bronquite mais facilmente.

Rinite
A rinite é uma irritação e inchaço da membrana mucosa do nariz, uma das doenças mais comuns do outono. Pode ser de curta ou longa duração, sendo causada por infecções por vírus, bactérias ou fungos e alergias. Os principais sintomas são nariz entupido, secreção, espirros e coceira nasal.

Sinusite
Assim como a rinite, a sinusite é uma das doenças mais frequentes no outono por ser uma inflamação das mucosas dos seios paranasais (os ossos dos olhos, maçã do rosto e testa). Essa inflamação pode ser causada por um resfriado, bactérias, vírus ou alergias. Os sintomas, porém, são mais graves que os da rinite, como obstrução nasal, secreção, tosse, dores de cabeça, na garganta e na face, mal-estar, cansaço e febre.

Asma
A asma é o estreitamento das vias que levam ar aos pulmões (brônquios), essas que ficam inflamadas e inchadas, causando dificuldade de respiração. As causas podem ser próprias do paciente, como genética ou ambientais, seja pelas exposições a poeiras, alergias, irritantes químicos, poluição e mudanças climáticas. Embora não tenha cura, é possível amenizar os sintomas.

Otite média
A otite média é uma inflamação no ouvido médio, um pequeno espaço com ar, atrás do tímpano. Essa condição está relacionada a doenças ou alergias que inflamam a mucosa nasal, como resfriados e sinusites, e fazem a secreção subir ao ouvido médio. Os principais sintomas são dor de ouvido e febre; em alguns casos, pode ocorrer drenagem de fluidos do ouvido ou perda de audição.

Como evitar as doenças mais comuns do outono?

Embora existam muitas doenças comuns durante a estação, simples hábitos podem ajudar na prevenção dessas condições, tais como a ingestão correta de água, consumo de alimentos saudáveis e atenção à imunidade. 

Também é válido se preocupar em manter os cômodos, roupas de cama, tapetes e carpetes livres da poeira, evitando, assim, a proliferação dos agentes infecciosos que causam uma série de problemas respiratórios, conforme argumenta o blog do Cortês Villela Medicina Laboratorial.

Entre os cuidados necessários no outono, têm-se:

  • lavar as mãos várias vezes ao dia;
  • cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • evitar locais com aglomeração de pessoas;
  • não fumar;
  • usar umidificador de ar quando o tempo estiver muito seco;
  • higienizar os brinquedos das crianças frequentemente;
  • ter uma alimentação equilibrada, consumindo frutas, verduras e legumes típicos da estação;
  • manter sempre a casa arejada e ensolarada;
  • evitar ter animais de pelo como cão e gato.

Compartilhe: