07 de abril de 2022

Protetor labial: fim dos lábios ressecados

Protetor labial: fim dos lábios ressecados

A pele dos lábios merece tanta atenção quanto a do rosto, mas, por vezes, os cuidados com a mesma acaba sendo deixado de lado. A boca é uma região sensível, com pouca produção de sebo, reagindo facilmente a alguns fatores como falta de água e má alimentação e a agressores externos como vento, frio e umidade baixa. Mas, algumas medidas, como o uso de protetor labial, podem ajudar a boca ressecada e proporcionar lábios sedosos.

O que causa o ressecamento dos lábios?

O fato de a boca não ter a mesma concentração de glândulas sebáceas que o resto do corpo, e ficar exposta a fatores ambientais contribui para a irritação e descamação da pele. No caso dos lábios, este ressecamento fica mais perceptível porque eles possuem menos camadas que a pele, sendo assim, são mais sensíveis.

Conforme o tempo fica seco ao longo das estações, a pele fina dos lábios tende a ressecar também. Entretanto, o clima não é o único vilão da história e outros fatores, como alergia, também podem causar inflamação da área. Essas reações podem acontecer devido a pigmentos presentes em aromatizantes de alimentos e em batons, por exemplo. Aliás, o uso frequente de batons modelo matte não é o mais indicado, visto que para garantir o efeito, resseca os lábios.

Outros hábitos a serem evitados para não ressecar a pele da boca são: passar a língua sobre os lábios, pois o pH ácido da saliva colabora para o aumento da irritação; e morder a boca, o que acaba atrapalhando a cicatrização.

Sendo assim, evite:

  • Morder os lábios;
  • Passar a língua sobre os lábios;
  • Fazer o uso excessivo de batons matte;
  • Arrancar a ‘pelinha’ solta dos lábios.

Cuidados com os lábios ressecados

Independentemente da estação do ano, a chave para lábios saudáveis, macios e livres de ressecamento é uma hidratação adequada. Isso se refere tanto a ingestão de líquidos, ou seja, beber a quantidade necessária de água por dia, quanto ao uso de produtos tópicos, como o protetor labial.

Proteção dos lábios

Um bom hidratante labial possui componentes como vitaminas e óleos minerais que ajudam a reparar, nutrir e hidratar. Alguns destes componentes são a vitamina E, pantenol (pró-vitamina B5), óleos (de coco, macadâmia, amêndoas etc.), manteigas de karité e cacau, entre outros. Entretanto, os produtos mais indicados para os lábios unem hidratação e proteção solar. Isso porque, os raios solares também contribuem para o ressecamento.

Quando os lábios já estão em uma situação crítica de ressecamento, é indicado o uso de produtos mais específicos, com função reparadora. A indústria disponibiliza opções bastante eficazes, como balms e pomadas mais potentes. Alguns exemplos são o Cicaplast Lábios, da La Roche-Posay, com Água Termal de La-Roche Posay e fórmula concentrada de Pantenol, com poder reparador que proporciona alívio imediato, além de ser rico em MP-Lipides, com ação reparadora que ajuda a reconstruir a barreira cutânea dos lábios; e o Bepantol Derma Regenerador Labial, com vitamina E e alta concentração de dexpantenol, que proporciona hidratação intensa e restauração profunda dos lábios.

Produtos labiais para ter em sua loja

A hidratação labial deve ser rotina diária. Sendo assim, é importante disponibilizar produtos para os cuidados com os lábios durante o ano inteiro, em uma gama diversificada. Algumas opções são:

  • Manteigas de cacau labiais
  • Hidratantes labiais
  • Protetores labiais com FPS
  • Pomadas e balms labiais reparadores

Produtos como esses são corriqueiros na rotina de cuidados e podem passar despercebidos pelo consumidor, que esquece de inclui-los na lista de compras. Por isso, investir em uma boa exposição no ponto de venda (PDV) é importante para aumentar as vendas.

Algumas dicas para expor produtos labiais no PDV são:

  • Posicionar os produtos em gôndolas bem localizadas e na altura dos olhos;
  • Apostar em pontos extras como pontas de gôndola, ilhas e totens para checkout;
  • Expor os itens em displays de balcão.

Para garantir que sua farmácia esteja sempre bem abastecida com soluções para lábios ressecados, conte com a ANB Farma. Trabalhamos com as melhores marcas da indústria de dermocosméticos para não deixar seus shoppers desamparados.

Compartilhe: