26 de janeiro de 2018

Problemas típicos de verão: prepare sua loja para ajudar os clientes

Problemas típicos de verão: prepare sua loja para ajudar os clientes

Com o clima quente e abafado, e o sol forte em praias e piscinas, podem surgir os problemas típicos de verão na pele da população. Como nessa época muitas pessoas estão de férias seja viajando ou aproveitando os finais de semana, em que há dificuldades para encontrar consultas médicas, a farmácia é o primeiro local onde elas vão buscar ajuda, conforme explica a dermatologista Ligia Kogos. Portanto, é importante que a loja esteja provida com os medicamentos isentos de prescrição bem como com a equipe treinada para orientar os consumidores no que for possível sem atrapalhar os casos que precisem de assistência médica.  

A seguir, a dermatologista mostra quais são os principais problemas típicos de verão que ocorrem na pele e os produtos mais indicados para que você e os atendentes possam orientar os clientes da melhor maneira e, ainda, ampliar as vendas na temporada.  

Queimadura solar 
A queimadura solar está entre os principais problemas típicos de verão quando a proteção da pele não é feita corretamente. Os sintomas mais comuns incluem: pele quente com bolhas ou avermelhada, descascando, com sensibilidade e ardência, especialmente no colo, ombros, dorso e região central da face e nariz.  

Segundo Ligia, as  loções corporais pós-sol tem se aperfeiçoado cada vez mais. Há desde os tradicionais anestésicos que aliviam a dor da pele queimada em sprays refrescantes até os cremes com corticoides suaves, alantoína, pantenol, vitamina E, óleo de uva e avelã entre outros ativos. “Vale lembrar que alguns consumidores podem precisar de anti-histamínicos orais para mitigar a coceira ou anti-inflamatórios e cicatrizantes em creme com clostebol. Em casos mais  graves, com bolhas em extensões maiores, há o risco de comprometimento do estado geral, infecção e até desidratação, sendo imperiosa a  supervisão médica”.  

Micose nos pés 
De acordo com a dermatologista, os fungos causadores das micoses proliferam-se em zonas quentes e úmidas, por isso que as micoses também estão entre os problemas típicos de verão, especialmente nos pés, região que transpira muito e fica normalmente fechada por sapatos ou em contato com pisos úmidos e areia. A prevenção é feita com talco que absorve a transpiração e a umidade. Já o tratamento é realizado com antimicóticos locais em cremes, loções ou sprays que devem ser aplicados todos os dias até total remissão. Outros produtos que não podem faltar nas farmácias e que auxiliam muito nas micoses quando passados com frequência são os desodorantes antitranspirantes.  

Herpes simples 
Ligia explica que a herpes acomete milhares de pessoas periodicamente depois que se instala no organismo. O sol serve de fator desencadeante para os indivíduos que já possuem o vírus armazenado e, ao tomar sol demais ou sem proteger-se adequadamente, ocorre a lesão na pele, caindo a resistência local surgindo então a herpes, tornando-a como um dos problemas típicos de verão. Para tratá-la é necessário o uso de medicamentos antivirais via oral e pomadas locais, além de moduladores da imunidade para que o paciente adquira mais resistência às infecções. “A melhor prevenção é a proteção solar com filtros 25 ou mais, em forma de creme ou batons incolores com protetor solar. Para quem for ficar várias horas exposto, um boné, viseira ou chapéu também são indispensáveis para não deixar o sol lesar a pele”, finaliza a dermatologista. 

Faça agora mesmo o seu pedido dos produtos mais indicados para os problemas típicos de verão e aumente suas vendas na temporada. Na ANB Farma, você encontra as melhores marcas do mercado para deixar sua farmácia preparada para a estação mais quente do ano.

Compartilhe: