20 de maio de 2022

Principais tipos de Dor de Cabeça

Principais tipos de Dor de Cabeça

Conheça os sintomas, causas e tratamentos dos principais tipos de cefaleias, conhecidas popularmente como dores de cabeça

A dor de cabeça (cefaleia) é uma daquelas queixas diárias que acompanham as pessoas por toda vida, visto que não acomete uma faixa etária em específico, podendo afetar de crianças a idosos. As dores de cabeça podem ser classificadas em dois grupos: as cefaleias primárias e as secundárias. No primeiro grupo, estão aquelas dores de cabeça que se enquadram, ao mesmo tempo, como enfermidade e o sintoma. Entre os principais tipos de cefaleias primárias estão a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas e a enxaqueca.Já as cefaleias secundárias são aquelas que estão correlacionadas com outras doenças, como a dor de cabeça decorrente de gripes, resfriados, sinusites etc., além de aneurismas, tumores cerebrais, lesões cranianas, distúrbios oftalmológicos e de ouvido, entre outros.

Conheça os principais tipos de cefaleia, suas causas e tratamentos:

Dor de cabeça por tensão (Cefaleia Tensional):
é a mais comum delas, e como o nome propõe, é resultante de tensões musculares prolongadas – da musculatura cervical (ao redor do pescoço) e da musculatura ao redor do crânio. Em geral, é uma dor em peso ou aperto, que se manifesta na testa, na nuca ou na parte de cima da cabeça, de intensidade leve ou moderada. Pode apresentar sensibilidade à luz ou a ruídos. Ela pode ser causada por estresse, ansiedade, má postura ou má posição durante o sono.Para aliviá-la, pode-se recorrer a algumas medidas físicas como massagens relaxantes e compressas quentes nas áreas de tensão muscular. Se necessário, os medicamentos recomendados são analgésicos e relaxantes musculares.

Enxaqueca: caracterizada por ser uma dor intensa e latejante, que pode se manifestar em apenas um lado da cabeça e vir acompanhada de náuseas, vômitos e tontura. É comum também gerar sensibilidade à luz e baixa tolerância a ruídos. De intensidade moderada a severa, sua duração varia de minutos a horas – e em alguns casos, pode permanecer por dias, até 72 horas. Ela pode ser de causa genética ou desencadeada por alguns fatores como estresse, bebidas alcoólicas, privação de sono e cansaço, alterações hormonais etc.O tratamento pode ser tanto medicamentos de alívio imediato, como analgésicos e anti-inflamatórios, quanto profiláticos (preventivos), que ajudam a evitar enxaquecas futuras. Existe também uma classe de remédios chamada triptanos, específica para enxaquecas. O tratamento deve ser por recomendação médica, e em casos crônicos, é necessária uma investigação mais aprofundada do quadro.

Cefaleia em salvas: das cefaleias primárias já relatadas, ela é a menos comum. É caracterizada por uma dor intensa – mais forte que a enxaqueca – e de início súbito. Geralmente, ela afeta apenas um lado da face, com pontadas de dor muito forte no olho deste mesmo lado. Outros sintomas podem acompanhá-la, como coriza, vermelhidão e inchaço do olho afetado. As crises são recorrentes, persistindo várias vezes ao dia, e é comum acontecerem durante a noite. A causa exata da doença ainda é desconhecida, sendo a teoria mais aceita a presença de anomalias no hipotálamo, que é importante para a regulação do organismo, como o sono. O consumo de álcool pode piorar os sintomas. Esta dor de cabeça não tem cura, sendo o tratamento – a base de anti-inflamatórios e analgésicos -indicado para aliviar as dores e reduzir seu tempo de duração. Também é indicado o uso de máscara de oxigênio a 100% nos momentos de crise.

Dor de cabeça relacionada à sinusite: a sinusite caracteriza-se por uma inflamação dos seios nasais. A dor de cabeça ou na face é um dos sintomas mais persistentes desta doença. Geralmente, esta dor se concentra logo acima dos olhos ou na face, piorando quando se inclina a cabeça. Ela vem acompanhada de outros sintomas como febre, coriza, congestão nasal, tosse e mau cheiro vindo do nariz. A sinusite é uma condição infecciosa causada, geralmente, por bactérias. Sendo assim, além de analgésicos e descongestionantes, pode ser receitado o uso de antibióticos, anti-histamínicos e sprays com esteroides anti-inflamatórios.

Quando se preocupar com a dor de cabeça

Dores de cabeça fortes e que persistem por mais de quinze dias por mês, com mais de quatro horas por dia, são consideradas um quadro crônico. Nestes casos, a dor diária varia, mas tende a ser constante, em pressão ou aperto, mas também pode ser pulsante. Além da dor de cabeça, o quadro crônico pode ser acompanhado de outros sintomas como:

  • Maior sensibilidade na visão, audição e olfato;
  • Falha de memória;
  • Irritabilidade;
  • Fadiga;
  • Incômodos oculares, como visão borrada, lacrimejamento, inchaço e vermelhidão;
  • Tensão muscular no pescoço;
  • Dificuldade de concentração;
  • Congestão nasal;
  • Alterações gastrintestinais, como náuseas.


Se esta dor de cabeça forte se manifesta com sintomas de outra doença, se enquadrando como uma cefaleia secundária, é possivelmente mais grave. Um indicativo de cefaleia secundária é quando a dor de cabeça forte é acompanhada de febre, erupção cutânea e redução do nível de consciência.

Nestes casos de dores de cabeça fortes e recorrentes, é altamente indicado a procura e acompanhamento com um especialista, como um neurologista, para um diagnóstico mais preciso e a prescrição de um tratamento adequado.



Compartilhe: