05 de maio de 2022

Por que é importante manter tratamentos dermatológicos durante o outono?

Por que é importante manter tratamentos dermatológicos durante o outono?

As alterações climáticas e o clima seco do outono podem prejudicar a saúde e hidratação da pele. Confira tratamentos dermatológicos para a estação

O outono começou em 20 de março e as mudanças climáticas que chegam junto da estação podem afetar o corpo e a pele devido ao clima seco e baixas temperaturas. Ao longo desse período, portanto, é necessário tomar alguns cuidados diários, inclusive tratamentos dermatológicos, para manter a pele saudável e viçosa, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Por conta dessas alterações climáticas, o maior órgão do nosso corpo enfrenta algumas agressões no dia a dia tais como ar seco, vento, poeira e poluição por ser a “linha de frente”. Desse modo, a pele pode responder a essas mudanças com ressecamento, coceira, sensação de aspereza, descamação ou rachaduras.

Adotar tratamentos dermatológicos para a rotina diária é de extrema importância para a saúde da pele. Para este período, alguns cuidados devem ser adotados:  

Evite banhos quentes

Devido às baixas temperaturas, os banhos quentes acabam se tornando a principal opção de grande parte das pessoas. No entanto, atenção aos excessos, visto que não é saudável para a pele e cabelo que a água esteja muito quente. Tente inserir água morna ou quase fria (temperatura ideal) na rotina de banho.  
Nesta época, também, sabonetes alcalinos — pH igual ou menor que 7 — e à base de glicerina são a melhor opção para o corpo. É importante passá-lo apenas nas axilas, mãos, pés, regiões de dobras e partes íntimas. Cuidado com a força ao usar buchas e esponjas, pois podem esfoliar a pele excessivamente, removendo a gordura natural, chamada “manto lipídico”, responsável pela proteção do órgão. 

Invista em produtos com vitamina C 
Além de auxiliar a manter a imunidade alta e ajudar a combater as doenças virais que chegam com tudo no outono, a Vitamina C é ótima para a pele. Ela tem um alto potencial antioxidante, sendo importante para o colágeno e, até mesmo, para clarear manchas. 

Hidratação — externa e interna 
Para hidratação do corpo, é necessária uma média de ingestão de 2 litros de água por dia para manter a pele elástica. Caso seja difícil ingerir essa quantidade de água, é possível alternar a ingestão com chás claros e/ou frutas, facilitando o consumo. 
Outra opção de hidratação externa é equilibrar a umidade do ar com um umidificador ou uma bacia com água, ajudando no ressecamento da pele e mucosas, garantindo bem-estar geral.
Hidratantes, óleos e produtos com componentes emolientes também são opções indispensáveis para manter a pele viçosa e saudável durante o outono. Para quem tem a pele oleosa, hidratantes podem ser mais eficientes por não obstruírem os poros. 

Cuide dos lábios 
A lubrificação natural diminui muito no outono, facilitando com que os lábios fiquem ressecados e/ou rachados. Inclua, diariamente, pomadas e hidratantes labiais para permitir que o lábio se mantenha saudável. Após o banho é o horário ideal para usar os produtos, visto que a pele úmida facilita a absorção.

Uso de protetor solar 
Apesar da diminuição do calor e sol, e das baixas temperaturas, não deixe de usar o protetor solar, de preferência com fator mínimo de proteção 30, porque a emissão de raios ultravioletas não para. Essa é a melhor forma de evitar o envelhecimento precoce e prevenir o câncer de pele. Para potencializar a hidratação, escolha produtos com ativos hidratantes.

Procedimentos dermatológicos no outono
Visitas aos dermatologistas são ideais no período do outono para que o profissional indique um tratamento individualizado com os produtos mais adequados para cada paciente. Desse modo, os resultados dos procedimentos serão melhores e mais rápidos.

Essa estação, com a temperatura amena e menor quantidade de radiação solar, é um ótimo momento para realizar procedimentos dermatológicos mais intensos, facilitando a recuperação devido à menor exposição aos raios solares.
Dentre as opções mais certeiras, tem-se a aplicação de ácido hialurônico, o qual tem um alto poder de hidratação. Segundo pontua o SBCD, “o skinbooster é um procedimento estético injetável simples que hidrata profundamente a pele, trazendo resultados muito superiores aos de dermocosméticos tópicos”. 
Ainda, os dias do outono, por serem menos ensolarados, são vantajosos para procedimentos voltados à melhora da qualidade da pele. “Dentre eles, estão os peelings, lasers, luz intensa pulsada e outras tecnologias. Em geral, estes procedimentos melhoram a textura da pele, manchas e rugas finas”, lembra o SBCD.  

Compartilhe: