17 de agosto de 2022

Por que a logística hospitalar é importante?

Por que a logística hospitalar é importante?

Na área hospitalar, a logística engloba três importantes etapas e precisa ser muito bem trabalhada

Muito importante para um bom funcionamento do hospital, a logística hospitalar diz respeito ao gerenciamento completo da administração, englobando três importantes etapas na área da saúde: armazenamento, transporte e a distribuição de equipamentos e material hospitalar.

Embora grande parte das pessoas pensem que a logística para hospitais está relacionada apenas à administração dos recursos materiais, pessoais e financeiros, essa logística, na verdade, vai além, gerenciando estrategicamente as aquisições recebidas.

A partir desse gerenciamento, é possível ter a rastreabilidade dos produtos com o armazenamento correto dos materiais e itens, catalogados com todas as informações essenciais, além de oferecer outros benefícios.

Vale lembrar, portanto, que a importância da logística hospitalar vai muito além do transporte e armazenagem de produtos médico-hospitalares. Sua função também busca auxiliar o maior controle de insumos dentro do ambiente médico, utilizando-se, ainda, da logística reversa.

Desse modo, a gestão hospitalar traz muitas vantagens, especialmente estratégicas, tanto para o hospital quanto para os pacientes, melhorando a produção e qualidade, e ajudando a reduzir custos e prejuízos.


Quais são os benefícios da logística hospitalar?

De fato, a logística hospitalar é extremamente importante para o dia a dia do hospital. Segundo a Diavanti Logística (https://diavanti.com.br/logistica-hospitalar-entenda-o-que-e/), as principais vantagens de uma gestão eficiente são:

  • Redução de custos e desperdícios;
  • Transporte correto de medicamentos (temperatura ideal, validade, etc.);
  • Controle dos transportes, facilitando a identificação de problemas como desvios de cargas, roubos, furtos e extravios;
  • Eficiente e estratégico sistema de distribuição de medicamentos;
  • Gerenciamento de riscos sem crises na instituição hospitalar;
  • Monitoramento 24h;
  • Logística reversa para retorno de produtos não utilizados e devidamente lacrados;
  • Relatórios em tempo real, que traga os indicadores de cada progresso;
  • Automação logística;
  • Logística de farmácia, com maior controle de entradas e saídas de medicamentos por data de vencimento, lote e outras informações extremamente importantes.


_______________________________
Foto: iStock.com/dusanpetkovic

Compartilhe: