04 de agosto de 2022

Por que 5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde?

Por que 5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde?

Data do calendário brasileiro, o Dia Nacional da Saúde busca conscientizar a população sobre educação sanitária e vida saudável 

Escolhido em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872, o Dia Nacional da Saúde, no Brasil, visa conscientizar a população brasileira acerca da necessidade de uma educação sanitária e um estilo de vida saudável.

Cruz é um grande nome da história brasileira devido à sua importância no combate e na erradicação de doenças no Brasil. No início dos anos 1900, fundou o Instituto Soroterápico Federal, transformado em Instituto Oswaldo Cruz no ano de 1908.

Ao longo da sua vida e profissão, dedicou-se à microbiologia. Em 1897, por exemplo, Oswaldo Cruz esteve em Paris, onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia. 

Já em 1902, assumiu o comando da Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP), precisando empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da capital federal da época, o Rio de Janeiro, sendo elas: febre amarela, peste bubônica e varíola. 

Visando o sucesso da sua ação, “adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos – e a desinfecção das moradias em áreas de focos”, segundo relata o próprio Ministério da Saúde. 

A partir de suas campanhas de saneamento, que tiveram o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, a incidência de peste bubônica diminuiu com o controle dos ratos. 

Apesar de combater a febre amarela, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas, visto que acreditava em um diferente transmissor - o mosquito - em relação às crenças de que a doença seria transmitida pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. Por conta da sua nova teoria, suspendeu as desinfecções e implantou medidas sanitárias, como as brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, visando eliminar focos de insetos. 

Na época, sofreu com uma violenta reação popular. Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população. No entanto, os jornais lançaram uma campanha contra a medida, o congresso protestou e até mesmo uma Liga contra a vacinação foi organizada. Mesmo frente a toda essa situação, em 1908, devido a uma nova epidemia de varíola, a própria população procurou os postos de vacinação. 

Sua luta contra as doenças foi internacionalmente reconhecida quando Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no 14.º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento no Rio de Janeiro. 

Instituído pela Lei nº 5.352/1.967 para ser, então, no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde incentiva ações que despertem valores relacionados à saúde, educação sanitária e vida saudável. Campanhas para a data devem alertar sobre a importância das práticas na rotina, na vacinação e nas visitas frequentes aos médicos. 

Compartilhe: