18 de março de 2024

Planograma para farmácias: o que é e como fazer?

Planograma para farmácias: o que é e como fazer?

Planograma para farmácias; como a organização pode melhorar o faturamento  

Ao dispor os produtos em uma farmácia não basta apenas colocá-lo na gôndola. Seguir um planograma ajuda não só na organização, mas principalmente a otimizar e a maximizar as vendas na loja.   

Mas o que é um planograma?  

Planograma é uma ferramenta que ajuda a organizar os produtos em um ponto de venda. É um documento, em forma de desenho gráfico, para que a pessoa responsável pela reposição de itens não tenha dúvidas de onde colocar o produto, diz o Sebrae.   Além de tornar o espaço mais convidativo para as compras, um bom planograma melhora a experiência de compra do shopper e consequentemente o ticket médio da farmácia.  

Diferença entre planograma e layout de farmácia

De modo geral, pode-se dizer que o planograma é a forma como os itens são expostos para o shopper.   Com o planograma, o gestor da farmácia consegue prever a quantidade de itens que serão expostos na gôndola, além da maneira que os diferentes tipos de produtos devem ser separados.   Também com o planograma é possível verificar a altura que cada produto irá ocupar na prateleira e a extensão de cada fileira. Isso normalmente é negociado com as marcas. Afinal, todas querem o melhor lugar para exporem os produtos.   Por outro lado, o layout é a disposição do mobiliário da loja, seus corredores, seções e setores.  

Planograma é mesmo necessário?

A resposta é sim! Pense no consumidor que está acostumado a comprar na internet. Ao invés de ficar olhando item por item na loja virtual, ele normalmente digita no campo de busca direto pelo produto que deseja adquirir.   A mesma lógica deve ser usada na loja física. Ao chegar à farmácia, o shopper quer encontrar o produto que foi comprar. Se for muito difícil a localização do item, isso desestimula a compra.   Sendo assim, o planograma vai ajudar na disposição desses produtos por toda a loja, agrupando produtos similares ou que se completam. Desta forma, o gestor da farmácia consegue melhorar a experiência de compra do cliente.   Do ponto de vista da farmácia, um bom planograma ajuda a aumentar o volume de vendas, facilita a reposição do estoque e mantém a loja organizada.  

Como montar um bom planograma

Alguns pontos precisam ser considerados para construir um planograma que ajude a melhorar as vendas na farmácia. Vamos a eles:  

Produtos que vendem mais

Aqueles produtos e marcas que são mais procurados na farmácia devem estar sempre em destaque na loja.   A gôndola é dividida em zonas quente, morna e fria. Os produtos mais procurados devem ficar na chamada zona quente, entre 1,2 e 1,6 metro na prateleira, ou seja, na altura dos olhos da maioria dos shoppers.  

Lançamentos de produtos

Quando há lançamento de produtos no mercado, eles devem ter uma exposição diferenciada no PDV. Essa exposição diferente dura em média de 30 a 45 dias.   O planograma da farmácia deve prever um espaço na loja para a exposição dos lançamentos sempre que surgirem.  

Mobiliário

Ao planejar o layout da farmácia, considere comprar móveis que atendam às necessidades de exposição do estoque. Não adianta ser bonito, se não é funcional.  

Jornada de compra

Ao desenvolver o planograma, pense na jornada de compra do shopper. É preciso que os produtos estejam dispostos de uma maneira que a compra flua naturalmente.   Facilitar para que o cliente encontre o produto desejado é ajudar a melhorar o ticket médio gasto na loja. 

Envolva a equipe

Envolver todos os colaboradores no processo melhora o planejamento como um todo. Sugestões nessa etapa são sempre bem-vindas!  

Estimular a circulação

Os produtos mais vendidos devem estar mais afastados da entrada da loja. Isso para que o shopper percorra um caminho maior e tenha contato com uma maior quantidade de produtos possíveis.   
Promoções em pontos estratégicos

Os setores menos visitados da farmácia devem ter algum atrativo para que o shopper vá até ele.   Disponibilizar itens que estão na promoção é uma boa estratégia para chamar a atenção até esses espaços menos movimentados.  

Conclusão

Ao ter um ambiente farmacêutico bem planejado com um bom planograma, a farmácia consegue exibir os produtos de forma mais eficiente, melhorar a experiência do shopper e impulsionar as vendas.   Com um bom planograma, os gestores de farmácia podem colher os benefícios de uma operação mais eficaz e lucrativa.

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Crédito da imagem: iStock.com/ThapanaOnphalai

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