Planograma para farmácias; como a
organização pode melhorar o faturamento
Ao dispor os produtos em uma farmácia não basta apenas
colocá-lo na gôndola. Seguir um planograma ajuda não só na organização, mas
principalmente a otimizar e a maximizar as vendas na loja.
Mas o que é um planograma?
Planograma é uma ferramenta que ajuda a organizar os produtos
em um ponto de venda. É um documento, em forma de desenho gráfico, para que a
pessoa responsável pela reposição de itens não tenha dúvidas de onde colocar o
produto, diz o Sebrae.
Além de tornar o espaço mais convidativo para as compras, um
bom planograma melhora a experiência de compra do shopper e consequentemente o
ticket médio da farmácia.
Diferença entre planograma e layout
de farmácia
De modo geral, pode-se dizer que o planograma é a forma como
os itens são expostos para o shopper.
Com o planograma, o gestor da farmácia consegue prever a
quantidade de itens que serão expostos na gôndola, além da maneira que os
diferentes tipos de produtos devem ser separados.
Também com o planograma é possível verificar a altura que
cada produto irá ocupar na prateleira e a extensão de cada fileira. Isso
normalmente é negociado com as marcas. Afinal, todas querem o melhor lugar para
exporem os produtos.
Por outro lado, o layout é a disposição do mobiliário da
loja, seus corredores, seções e setores.
Planograma é mesmo necessário?
A resposta é sim! Pense no consumidor que está acostumado a
comprar na internet. Ao invés de ficar olhando item por item na loja virtual,
ele normalmente digita no campo de busca direto pelo produto que deseja
adquirir.
A mesma lógica deve ser usada na loja física. Ao chegar à
farmácia, o shopper quer encontrar o produto que foi comprar. Se for muito
difícil a localização do item, isso desestimula a compra.
Sendo assim, o planograma vai ajudar na disposição desses
produtos por toda a loja, agrupando produtos similares ou que se completam.
Desta forma, o gestor da farmácia consegue melhorar a experiência de compra do
cliente.
Do ponto de vista da farmácia, um bom planograma ajuda a
aumentar o volume de vendas, facilita a reposição do estoque e mantém a loja
organizada.
Como montar um bom planograma
Alguns pontos precisam ser considerados para construir um
planograma que ajude a melhorar as vendas na farmácia. Vamos a eles:
Produtos que vendem mais
Aqueles produtos e marcas que são mais procurados na
farmácia devem estar sempre em destaque na loja.
A gôndola é dividida em zonas quente, morna e fria. Os
produtos mais procurados devem ficar na chamada zona quente, entre 1,2 e 1,6
metro na prateleira, ou seja, na altura dos olhos da maioria dos shoppers.
Lançamentos de produtos
Quando há lançamento de produtos no mercado, eles devem ter
uma exposição diferenciada no PDV. Essa exposição diferente dura em média de 30
a 45 dias.
O planograma da farmácia deve prever um espaço na loja para
a exposição dos lançamentos sempre que surgirem.
Mobiliário
Ao planejar o layout da farmácia, considere comprar móveis
que atendam às necessidades de exposição do estoque. Não adianta ser bonito, se
não é funcional.
Jornada de compra
Ao desenvolver o planograma, pense na jornada de compra do
shopper. É preciso que os produtos estejam dispostos de uma maneira que a
compra flua naturalmente.
Facilitar para que o cliente encontre o produto desejado é
ajudar a melhorar o ticket médio gasto na loja.
Envolva a equipe
Envolver todos os colaboradores no processo melhora o
planejamento como um todo. Sugestões nessa etapa são sempre bem-vindas!
Estimular a circulação
Os produtos mais vendidos devem estar mais afastados da
entrada da loja. Isso para que o shopper percorra um caminho maior e tenha
contato com uma maior quantidade de produtos possíveis.
Promoções em pontos estratégicos
Os setores menos visitados da farmácia devem ter algum
atrativo para que o shopper vá até ele.
Disponibilizar itens que estão na promoção é uma boa
estratégia para chamar a atenção até esses espaços menos movimentados.
Conclusão
Ao ter um ambiente farmacêutico bem planejado com um bom
planograma, a farmácia consegue exibir os produtos de forma mais eficiente,
melhorar a experiência do shopper e impulsionar as vendas.
Com um bom planograma, os gestores de farmácia podem colher
os benefícios de uma operação mais eficaz e lucrativa.
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Crédito da imagem: iStock.com/ThapanaOnphalai