27 de novembro de 2023

Perdas no varejo

Perdas no varejo

O varejo farmacêutico é uma indústria fundamental para a saúde e o bem-estar da população. No entanto, assim como qualquer outro setor de varejo, as farmácias estão sujeitas a uma série de perdas que podem afetar seus resultados financeiros. 


Furtos, precificação incorreta, consumo de produtos no interior da loja e sem pagamento, itens com data de validade vencida e danos ao manipular mercadorias são algumas das perdas comuns às quais qualquer varejista farmacêutico está sujeito e que podem prejudicar os negócios. 


Veja alguns tipos de perdas que o varejo farmacêutico pode sofrer e como evitá-las:


Furtos (roubo e furto interno)

Os furtos são uma das principais fontes de perdas no varejo farmacêutico. Isso pode incluir a ação de ladrões que tentam roubar produtos da loja ou mesmo funcionários desonestos que cometem furto interno. Para evitar furtos, é importante investir em medidas de segurança, como câmeras de vigilância, sistemas de alarme e treinamento para a equipe de segurança.

Precificação incorreta

Precificar produtos de forma inadequada pode levar a perdas significativas de receita. Certifique-se de que os preços dos produtos estejam corretamente registrados no sistema e que os preços na prateleira correspondam aos preços de venda. Realize auditorias de preços regularmente para garantir que não haja erros.

Consumo de produtos no interior da loja e sem pagamento


O consumo de produtos sem pagamento é um desafio comum em farmácias. Isso pode incluir a abertura de embalagens, uso de produtos e não pagamento. Para evitar isso, mantenha uma equipe de atendimento ao cliente atenta, treinada para abordar os clientes de forma educada, mas firme, quando suspeitar de tal comportamento.

Itens com data de validade vencida


Produtos com data de validade vencida não apenas representam uma perda financeira, mas também um risco para a saúde dos clientes. Implemente procedimentos rigorosos de controle de estoque e verifique as datas de validade regularmente para garantir que produtos vencidos sejam retirados das prateleiras.

Danos ao manipular mercadorias

Produtos danificados durante o manuseio podem se tornar perdas financeiras. Treine sua equipe para manusear os produtos com cuidado e investir em prateleiras e sistemas de armazenamento que protejam os produtos da exposição a danos.


As perdas no varejo farmacêutico podem impactar significativamente os negócios, mas com a implementação de medidas preventivas e o envolvimento de toda a equipe, é possível reduzir essas perdas e manter a saúde financeira da farmácia. 

Além disso, um varejo farmacêutico bem gerido pode criar uma reputação sólida e construir relacionamentos duradouros com os clientes.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Crédito da imagem: iStock.com/liulolo

Compartilhe: