01 de outubro de 2020

Outubro Rosa: farmacêutico como um aliado no combate ao câncer de mama

Outubro Rosa: farmacêutico como um aliado no combate ao câncer de mama

A campanha Outubro Rosa é uma das mais importantes quando o assunto é saúde feminina e precisar estar presente no calendário de ações anuais da sua farmácia. 

O câncer de mama, hoje, é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil (excluídos os tumores de pele não melanoma) segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para cada ano do triênio 2020-2022, o INCA estima 66.280 casos novos, o que corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres, conforme explica João Rafael Ferraz, docente do curso de Farmácia do Centro Universitário FMU.  

Apoio para todas as clientes
De acordo com João, o papel do farmacêutico na prevenção do câncer de mama é sobre a educação em saúde que consiste em realizar orientações para hábitos modificáveis de vida como cessação do tabagismo, abandonar o sedentarismo, tratar a obesidade e manter hábitos alimentares saudáveis que, ao contrário, são precursores de qualquer tipo de câncer. 

“Além disso, também é fundamental aconselhar sobre o exame de rotina de rastreio, a mamografia, que é recomendada anualmente às mulheres a partir dos 40 anos de idade. As pacientes com histórico familiar devem começar a fazê-la a partir dos 30 anos”, lembra o docente. 

Já para as aquelas em tratamento, João informa que o farmacêutico é capaz de auxiliar, principalmente, na farmacoterapia, mostrando o modo correto de tomar a medicação quando é somente por via oral, explicando as possíveis reações adversas e os monitoramentos necessários que devem ser realizados. 

“Para os casos de radioterapia e quimioterapia, o profissional também pode ajudar com ações voltadas para a diminuição das reações adversas que a terapia medicamentosa tende a causar sempre visando a melhora da qualidade de vida das mulheres em questão e, com isso, visando o sucesso da adesão ao tratamento”, acrescenta. 

Ações para o dia a dia da loja
Aproveite o mês da campanha para colocar em prática ações que tragam mais saúde para o público feminino da sua loja. João indica promover atividades como aferições de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal, as quais são permitidas no canal farma e que conseguem realizar o rastreio dos parâmetros que não estão na normalidade. 

“Além disso, vale orientar sobre os hábitos de vida saudáveis como cessação do tabagismo e incentivo à prática de atividade física, tendo assim essas ações de prevenção e promoção em saúde para as mulheres”, finaliza o docente do curso de Farmácia do Centro Universitário FMU.  

A ANB Farma apoia esse movimento e está junto com a sua farmácia na luta contra o câncer de mama.

Crédito da imagem: ThitareeSarmkasat - iStock.


Compartilhe: