20 de dezembro de 2021

Ômicron: o que se sabe sobre a nova variante do coronavírus

Ômicron: o que se sabe sobre a nova variante do coronavírus

No dia 26 de novembro último, a Organização Mundial da Saúde (OMS classificou a B.1.1.529 como variante de preocupação e escolheu o nome “ômicron”. Com essa classificação, a nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta. A primeira morte ligada à nova variante foi registrada no último dia 13 de dezembro, no Reino Unido.



A ômicron é considerada de preocupação, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra o Covid-19).



O que se sabe até o momento:

- Evidências sugerem que a ômicron pode facilitar a reinfecção;

- Todos os continentes registraram casos da variante;

- Medidas não farmacológicas (máscara, distanciamento, ambientes ventilados) funcionam contra variantes;

- Variante apresenta um "grande número de mutações", algumas preocupantes;

- Farmacêuticas estão trabalhando em vacinas contra o Covid-19;

- Ômicron é muito transmissível;

Primeira morte ligada à variante foi registrada no Reino Unido.
 

O que ainda não se sabe:


- Se a ômicron é mais transmissível que a delta;

- Se a ômicron causa sintomas mais graves e mortes;

- Se a nova variante apresenta resistência à vacinação.
 

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra O Covid-19. Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.


É importante que a população mantenha as medidas de proteção individual, complete o esquema vacinal contra a infecção por Covid-19 (incluindo a dose de reforço) e esteja atenta às orientações do Ministério da Saúde (MS).


Quer saber mais sobre novidades sobre o setor hospitalar? Fique ligado aqui no nosso canal de notícias. A ANB Farma trabalha com a mais completa linha de produtos direcionados para o atendimento de hospitais, clínicas e licitações. Entre em contato!
 
Fontes: g1.globo.com / gov.br
 
Crédito da imagem: iStock.com/yalcinsonat1

Compartilhe: