28 de abril de 2022

O que é o fotoenvelhecimento e como tratar?

O que é o fotoenvelhecimento e como tratar?

Os cuidados com a pele são extremamente importantes ao longo de toda a vida; veja detalhes para prevenir o fotoenvelhecimento. 


Não apenas no verão, como ao longo de todo o ano (e de toda a vida), é necessário manter uma rotina de cuidados extremos com a pele devido à radiação solar, a qual estamos expostos diariamente. À medida que os raios aumentam, as chances de desenvolver fotoenvelhecimento também. 


E o que é o fotoenvelhecimento? 


Este é um processo causado pelo excesso de exposição solar e/ou fontes de bronzeamento artificial. Nestes casos, a pele envelhece mais rápido e prematuramente devido ao excesso de sol e, ainda, pode causar câncer de pele. 


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 80% da exposição de radiação solar de uma pessoa ocorre antes dos 18 anos, especialmente em razão das rotinas agitadas de jovens e crianças com atividades extracurriculares ao ar livre. De fato, o protetor solar é necessário desde a infância para que essa exposição seja, sempre, prevenida. 


O fotoenvelhecimento é caracterizado pelo aparecimento de rugas, ressecamento da pele, flacidez, linhas de expressão, além da formação de manchas, as quais podem se tornar cancerígenas. 


Por que acontece o fotoenvelhecimento? 


Após adentrar à pele, os raios UV danificam as fibras de colágeno e, devido a este processo, a produção da elastina fica anormal, resultando na produção das enzimas metaloproteinases, responsáveis pela reconstrução do colágeno danificado. No entanto, em razão de toda a ação do sol e raios UV, elas reconstroem mal e degradam ainda mais o colágeno, desse modo, reconstroem a pele incorretamente. 

A manutenção de uma pele jovem e saudável se dá por conta da presença da elastina, encarregada da elasticidade dos tecidos. Conjuntamente ao colágeno, as fibras de elastina ajudam com a firmeza e sustentação da pele, com suas funções passando pela formação dos músculos até a criação da membrana que reveste os vasos sanguíneos. 


Como tratar e evitar esse processo? 


Os protetores solares, os quais impedem os raios UVA e UVB, são as principais opções para a prevenção desta e de múltiplas anomalias da pele. Não apenas a prevenção é garantida com o produto, o protetor solar também consegue reverter o fotodano.


Ainda, para uma proteção eficiente e para garantir uma pele saudável em meio à radiação solar e à poluição, é necessário combinar o uso do filtro solar com antioxidantes, responsáveis por neutralizar radicais livres — moléculas instáveis, que provocam estresse oxidativo e agridem as células saudáveis. 


O uso diário de antioxidantes é muito importante, visto que eles trazem uma combinação de vitaminas A,C e E, e Coenzima Q10, ácidos eficazes para a eliminação dos radicais livres que oxidam as células cutâneas. Vale, também, acrescentar o uso de hidratantes para evitar o ressecamento, equilibrando essa função da pele — produtos com ácido hialurônico são ótimas opções. 


Envelhecimento natural x Fotoenvelhecimento 


Diferente do fotoenvelhecimento, o envelhecimento natural faz parte do processo da vida, causado, principalmente, pela idade e não pela falta do uso do protetor solar. 


Mais discretas no início, as rugas de envelhecimento natural aparecem gradualmente, com uma textura mais lisa, pouco enfraquecida e sem manchas; características que diferem do fotoenvelhecimento. 


Como prevenir o fotoenvelhecimento? 


Listamos alguns comportamentos necessários para prevenção do fotoenvelhecimento. São eles: 

  • Use protetor solar corretamente; 
  • Proteja especialmente bem o rosto, orelhas, pescoço e mãos; 
  • Use óculos com lente Anti UVA; 
  • Evite tomar sol no período entre 10h e 15h – nessas horas do dia o calor é mais intenso por causa da maior quantidade de raios infravermelhos; 
  • Beba bastante água e suco; 
  • Consuma vitaminas A, C e E, ômegas 3 e 6, e minerais; 
  • Invista em uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes; 
  • Use hidratantes e antioxidantes na pele. 

Compartilhe: