27 de fevereiro de 2024

O papel do farmacêutico na luta contra o câncer

O papel do farmacêutico na luta contra o câncer

O papel do farmacêutico na luta contra o câncer

Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil por ano até 2025. A maioria está relacionada a fatores não hereditários, como hábitos alimentares e falta de atividade física. De acordo com o INCA, o que mais influencia na prevenção do câncer é a redução de peso, realização de exercícios e diminuição do uso do cigarro.
 
Os tumores mais comuns no Brasil são:

- Pele (31,3%)
- Mama feminina (10,5%)
- Próstata (10,2%)
- Cólon e reto (6,5%)
- Pulmão (4,6%)

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Apesar do índice de mortalidade alto, a doença pode ser prevenida em um terço das situações e as chances de cura chegam a 90% quando diagnosticada no início.
Diante do crescimento do número de pacientes, tanto as farmácias quanto os farmacêuticos se tornam aliados importantes da população.

Farmacêutico oncológico

O farmacêutico oncológico é uma das possibilidades de carreira para quem completa a graduação em Farmácia. O profissional atua na manipulação e gerenciamento de medicamentos utilizados em diferentes etapas do tratamento. O profissional  também é o responsável pela gestão da farmácia clínica e é um profundo conhecedor de diferentes terapias. Ele, muitas vezes, tem que lidar com pacientes de alta complexidade, assumindo um papel importante no auxílio do paciente com câncer. No Brasil, a grade curricular do curso tradicional de Farmácia não contempla teoria e prática em oncologia. Por conta disso, é necessário que o farmacêutico complemente a sua formação através de cursos complementares, pós-graduação e programas de residência. Segundo a resolução 288/96 do Conselho Federal de Farmácia, somente o farmacêutico é autorizado a manipular os citotóxicos utilizados na quimioterapia. O profissional tem conhecimento sobre manejo e diretrizes para garantir a segurança do paciente.

Contato direto com o paciente com câncer

As farmácias representam uma grande aliada no combate à doença por ter um contato direto e mais frequente com os pacientes. Alguns pacientes procuram por medicamentos específicos e acabam negligenciando os sintomas do câncer. Nesse tipo de situação, cabe ao farmacêutico orientar e recomendar que a pessoa procure o atendimento médico. O farmacêutico também está apto a trazer informações sobre possíveis eventos adversos de medicamentos utilizados no combate ao câncer, explicando de forma clara e apropriada. O acompanhamento farmacêutico traz maior efetividade ao tratamento, garantindo que o paciente  consuma os medicamentos na dose correta e não abandone o tratamento. Ele também pode atuar na redução do impacto dos efeitos adversos.

Prevenção

A farmácia também pode atuar na prevenção do câncer. Os exames de PSA e TSH são alguns exemplos. Ambos coletam o sangue na ponta do dedo e podem indicar, respectivamente, o desenvolvimento do câncer de próstata e do câncer de tireoide. A aplicação de vacinas é uma parte importante no papel da nova farmácia. Imunizantes como a HPV Quadrivalente e da Hepatite B previnem a infecção de vírus que podem desencadear o tumor.

O farmacêutico ainda pode fornecer dicas para os seus clientes de cuidados e hábitos no dia a dia que ajudam a diminuir o risco da doença. Alguns deles são:

- Praticar atividades físicas;
- Priorizar a alimentação saudável;
- Não fumar;
- Evitar bebidas alcóolicas;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar comer alimentos ultraprocessados;
- Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h;

O dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. Sendo uma oportunidade de disseminar informações sobre a prevenção, e o mais importante, colocá-las em prática. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Crédito da imagem: iStock.com/Giselleflissak

Compartilhe: