16 de novembro de 2022

MIPs: como vender mais?

MIPs: como vender mais?

Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) são considerados categoria destino nas farmácias e drogarias. Com alta procura, a penetração nas cestas de compra do shopper que entra na farmácia gira em torno de 60% a 70%, ou seja, a cada dez clientes que entram nesse tipo de estabelecimento, seis ou sete compram algum MIP. 

Para aumentar as vendas, um dos diferenciais, explica a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, é acompanhar o perfil do consumidor, pois cerca de 85% das pessoas vão ao ponto de venda (PDV) especificamente para consumir produtos dessa categoria e outros 14% são impactados por impulso dentro da loja.

“Desses 14%, cerca de 41% dos consumidores levam também outros produtos relacionados; geralmente vitaminas ou suplementos. Além disso, sete entre dez consumidores que vão à farmácia adicionam um medicamento isento de prescrição na sua compra”, complementa ela.

Há de se considerar também um aumento latente da preocupação da população com relação ao seu autocuidado, por isso, o mercado de MIPs tem ficado ainda mais em evidência nos últimos dois anos, principalmente após a pandemia provocada pelo Covid-19. 

“A intenção de compra é estimulada quando o MIP está desconfinado (fora do balcão). Por isso mesmo, o seu agrupamento correto aprimora a experiência do consumidor. A venda orientada, muitas vezes pelos farmacêuticos (via Atenção Farmacêutica) e balconistas, como nos casos de medicamentos para fígado e estômago ou gripe e resfriado, também contribuem para incrementar o tíquete, pois o consumidor aprende sobre o medicamento que está levando”, informa Silvia. 

É recomendado trabalhar com as seguintes categorias, aconselha a Hypera Pharma: analgésicos, hepatoprotetores, antiácidos, vitaminas e antigripais. Vale também, levar em conta a chegada das estações para dar mais visibilidade a algumas categorias em toda a loja. A sinalização da gôndola deve estar clara e evidente, com os nomes das subcategorias e testeiras, ajudando o shopper a localizá-las com mais facilidade. Além disso, a criação de pontos extras dá visibilidade e soluções de compra.


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Foto: iStock.com/gorodenkoff

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