16 de outubro de 2020

Médicos: profissionais em quem os brasileiros mais confiam e depositam credibilidade

Médicos: profissionais em quem os brasileiros mais confiam e depositam credibilidade

“Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”, essa frase de Hipócrates, considerado pai da medicina, reflete bem a importância que os médicos têm na sociedade. 

E em 2020 a profissão ganhou ainda mais relevância por conta da pandemia da covid-19. Os médicos, juntamente com os demais profissionais de saúde, lutaram e ainda estão na linha de frente do combate ao vírus, fazendo jus ao juramento de quando se formaram. 

Assim, nada mais justo do que um dia para celebrá-los. O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro, data de nascimento de São Lucas, que antes de se converter ao cristianismo, estudou medicina, atuando por onde passava, sendo chamado de médico em citações da bíblia. 

Médicos: profissionais confiáveis
Uma pesquisa (1) realizada recentemente pelo Instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostrou que os médicos, com 35% de aprovação, como aqueles que são depositários de maior grau de confiança e credibilidade por parte da população. Na segunda posição, aparecem os professores, com 21%, e os bombeiros, com 11%.

O mesmo levantamento indica que a situação provocada pela Covid-19, em que informações desencontradas têm deixado a população insegura, contribuiu para o aumento do percentual de confiabilidade dos médicos. Na pesquisa anterior, realizada em 2018, também pelo Datafolha a pedido do CFM, os médicos tinham um índice 24%, que agora cresceu nove pontos percentuais.

O alto nível de confiança e credibilidade depositado nos médicos se deve, principalmente, à percepção das mulheres (42%), da população com ensino fundamental (42%) e com idade a partir de 45 anos (37%). A boa imagem da categoria também é maior entre os que ganham até dois salários mínimos (41%) ou mais de 10 salários mínimos (33%). Do ponto de vista da distribuição geográfica, os percentuais são muito próximos, com ligeiro destaque para os estados do Nordeste (37%) e Sul (38%).

Atuação na batalha contra a covid-19
O estudo também apontou que na opinião de 77%, o trabalho desses profissionais é considerado ótimo ou bom no enfrentamento da pandemia da covid-19. Outros 17% consideram essa performance como regular e apenas 6% como ruim ou péssimo.

Falando das atuações específicas no combate ao novo coronavírus, a pesquisa mostrou que 79% dos brasileiros avaliam como ótimo ou bom o empenho dos profissionais para atender os pacientes e 73% classificam da mesma forma a qualidade da assistência oferecida. Para 64%, o nível de confiança depositada no trabalho realizado durante a pandemia é alto.

Por outro lado, 49% dos brasileiros acreditam que o trabalho do médico não tem recebido a valorização merecida, considerando-a como regular, ruim ou péssimo. Já 65% avaliam com esses mesmos conceitos as condições de trabalho oferecidas aos médicos, ou seja, entendem que o trabalho desses profissionais tem sido prejudicado por falta de infraestrutura.

De forma geral, independentemente do período da pandemia, os brasileiros mantêm o entendimento de que os médicos são vítimas de problemas de gestão. Para 99% dos entrevistados, esses profissionais carecem de condições adequadas para o pleno exercício de suas atividades. Já na percepção de 95%, eles merecem ser alvos de medidas de valorização, como maior remuneração e plano de carreira.

A ANB Farma também reforça a importância desses profissionais e deseja um feliz Dia do Médico. Obrigado pela sua parceria e por dedicar os seus dias em prol da saúde de todos. 


(1) Pesquisa realizada com 1.511 pessoas, com 16 anos ou mais, em entrevistas estruturadas por telefone, de todas as regiões do país, contemplando a distribuição da população segundo sexo, classes sociais e níveis de escolaridade.

Crédito da imagem: Stígur Már Karlsson /Heimsmyndir - iStock.

Compartilhe: