01 de março de 2023

Marketing para aumentar as vendas

Marketing para aumentar as vendas

Geralmente, a palavra marketing é associada somente à publicidade, mas vai muito além disso. Envolve iniciativas de comunicação e divulgação, mas também posicionamento perante o mercado, análise de público-alvo, planejamento de ofertas e serviços, estudo de expansão de unidades, logística de distribuição, sortimento e política de preços.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), Teresa Cristina Charotta, a importância de um plano de marketing é primordial para identificar as forças, fraquezas da rede ou loja e as ameaças e oportunidades que o mercado proporciona. Desta forma, poderá estimular o empreendedor a estabelecer metas, objetivos com foco em resultados. 

Com um plano de marketing em mãos, as farmácias podem alocar seus recursos de maneira ainda mais inteligente e certeira em seus investimentos. Para a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, um bom plano de marketing guia as empresas para diferentes objetivos de forma mais assertiva possível, cumprindo três etapas imprescindíveis: planejamento, implementação e avaliação.

O planejamento deve ser compartilhado com equipe, para que ela trabalhe, também, a favor dele, mas antes de tudo, os colaboradores precisam entender os reais benefícios do marketing para os negócios, que são:

  • Conectar-se com os clientes certos;
  • Ter maior previsibilidade, prevendo eventuais problemas e apresentando alternativas para a tomada de decisões;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Gestão mais sustentável;
  • Colocar todos os colaboradores no mesmo nível.
  • Realizar campanhas e ações promocionais;
  • Estar em evidência perante a mídia e a concorrência;
  • Divulgar ações a parceiros e fornecedores.

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Crédito da imagem: iStock.com/Dilok Klaisataporn



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