07 de julho de 2023

Insônia: alternativas para o tratamento e controle do problema

Insônia: alternativas para o tratamento e controle do problema

De acordo com o Hospital Albert Einstein a insônia é definida como qualquer dificuldade em iniciar ou manter o sono durante a noite. Alguns pacientes descrevem como a demora para iniciar o sono, outros acordam várias vezes durante a noite e ainda há os que despertam no meio da madrugada e não conseguem voltar a dormir.

O brasileiro precisa melhorar sua qualidade de sono, visto que mais de 44% apresentam problemas para dormir há pelo menos dois anos. 

Existem diversas causas para a insônia. Em geral, elas são categorizadas em insônia aguda ou insônia crônica. 

Insônia aguda:
é a dificuldade para dormir que dura menos de três semanas e costuma estar associada a fatores de estresse, tais como: mudanças súbitas no ambiente; aumento ou redução repentina no consumo de determinadas substâncias, como cafeína, nicotina, álcool e drogas ilícitas; doenças agudas; Estresses psicológicos: divórcio, perda do emprego, morte de um familiar, discussões, pressões profissionais etc.; uso de certos medicamentos controlados; suspensão, após longo uso, de medicamentos que agem no sistema nervoso central (SNC), como antidepressivos ou ansiolíticos.

Insônia crônica:
a insônia crônica ocorre quando o paciente tem dificuldade para dormir em, pelo menos, três dias da semana por mais de quatro semanas seguidas. 
A atuação da farmácia, por meio da Atenção Farmacêutica, é fundamental para avanços no diagnóstico e na orientação aos pacientes de forma a verificar se são sintomas de insônia de curta duração, crônica ou apenas um efeito de estresse temporário. 

Como tratar a insônia?

O medicamento fitoterápico é fabricado à base de vegetais ou plantas medicinais, que têm o poder de aplicar alguma ação terapêutica. Os fitoterápicos possuem uma composição mais orgânica e natural, por isso provoca menos danos e reações tóxicas ao organismo do que os medicamentos sintéticos. Para insônia, eles são indicados para os quadros de leve ou de curta duração, já que atuam no sistema nervoso central (SNC). A Passiflora é um fitoterápico isento de prescrição médica, muito utilizado para quadros de insônia, ansiedade leve, irritabilidade e agitação nervosa, por ter ação ansiolítica e agir como sedativo leve. Além da Passiflora, os medicamentos fitoterápicos mais conhecidos são: Kava-kava; Rhodiola rósea, Valeriana e Gingko biloba.

Melatonina:
como funciona o hormônio do sono? 

A melatonina é um hormônio produzido pelo organismo na glândula pineal, que fica no cérebro. Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono.
O hormônio pode ser sintetizado ou extraído de animais – e assim ser administrado a pessoas. Estas formulações têm sido bastante utilizadas na prática médica.
A melatonina é bem segura. Ela é usada principalmente em casos de jet lag – desregulação do sono que ocorre após uma viagem no qual haja muita diferença de fuso horário –, distúrbios de ritmo circadiano ou em casos extremamente específicos de insônia.
Para alavancar as vendas dos produtos que são uma grande novidade ao público, é importante apostar em pontos extras, como pontas de gôndolas, além de diplays que devem ser colocados em cima do balcão de medicamentos e, também, no checkout. 

Fontes: Hospital Albert Einstein; Hypera Farma; consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso; e Sanofi Consumer Healthcare

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Crédito da imagem: iStock.com/tommaso79

Compartilhe: