07 de abril de 2022

Imunidade sempre em dia: como manter o corpo saudável e se prevenir contra doenças

Imunidade sempre em dia: como manter o corpo saudável e se prevenir contra doenças

Desde 2020, a pandemia de covid-19 aumentou as discussões sobre a imunidade. O tema ganhou holofotes por ser a principal defesa corporal contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até parasitas. Quanto melhor a imunidade, maior a ação do corpo contra o agente patogênico. 


A partir dos anticorpos, o sistema imunológico é o responsável pelo processo de defesa do corpo e, consequentemente, também é o encarregado pelo equilíbrio e bom funcionamento do organismo. A imunidade age então pela ação de células de defesa, produzindo os anticorpos necessários. 


Existem dois tipos de imunidade; o primeiro é conhecido como sistema imune inato e responde rapidamente a doenças, enfraquecendo sua ação. Enquanto o segundo, denominado sistema imune adquirido, requer o contato com o agente patogênico e demora um tempo para ser eficaz contra a doença, levando cerca de 3 a 7 dias para ativar uma resposta e memorizar as células para o combate à infecção. 


Quando o mundo passou a enfrentar a grave covid-19 no início de 2020, pouco se sabia sobre a doença em relação à manifestação da patologia e, inclusive, não era possível detalhar uma prevenção adequada — enquanto a vacina ainda não estava disponível à população. 

Com isso, para proteger o corpo contra o vírus SARS-CoV-2, a imunidade passou a ser prioridade das pessoas, que chegaram, inclusive, a incluir a suplementação vitamínica na rotina. Assim, vale lembrar que não somente pela covid-19, mas priorizar a imunidade alta traz muitos benefícios. 


Por que é importante manter a imunidade alta? 


Embora a imunidade seja extremamente importante para a prevenção de doenças, manter o sistema imunológico funcionando bem é necessário para garantir o equilíbrio de todo o corpo, fazendo com que os diferentes sistemas — cardiovascular, neurológico, digestivo, etc. — atuem de maneira adequada. 

Prevenção de doenças, como o próprio câncer, são garantidas ao manter o sistema saudável. A imunidade também controla os radicais livres, moléculas que podem ser tóxicas ao organismo e fomentar o envelhecimento precoce, e até mesmo distúrbios complexos, como artrite, arteriosclerose e catarata. 


Em caso de imunidade baixa, o corpo costuma avisar com sinais como febre, olhos frequentemente secos, cansaço excessivo, frequência incomum de inflamações, infecções como otites, laringites, resfriados e viroses, entre outros. 


Como manter a imunidade alta? 


Para garantir uma imunidade alta, diversas atitudes podem e devem ser tomadas — das práticas de exercício físico à ingestão de vitaminas. Vale lembrar que as vacinas são fundamentais para criar imunidade sem precisar ter contato com uma infecção. 


Confira os principais cuidados com a imunidade: 


  • Prática de atividades físicas 
  • Sono regulado 
  • Combate ao estresse 
  • Atenção à saúde física e mental 
  • Hidratação 
  • Ingestão de vitaminas e minerais essenciais 
  • Tratamento adequado para alergias e infecções 
  • Vacinação 


Como atender as buscas por vitaminas? 


Moléculas orgânicas necessárias para o funcionamento adequado do corpo, as vitaminas são importantes para contribuir em uma boa imunidade. No entanto, é preciso ter cautela, visto que a ingestão equivocada pode ter um efeito contrário. Por isso, os profissionais das farmácias precisam estar atentos para atender às necessidades dos consumidores e orientar de maneira ética os benefícios de cada um dos produtos. 


Pesquisas das associações ABIAD, ABIFISA e ABENUTRI mostram que a busca de brasileiros por vitaminas e suplementos alimentares aumentou significativamente, com 54% dos consumidores inserindo esse tipo de suplementos na rotina. Por isso, as farmácias precisam estar preparadas para atender às expectativas dos clientes. 


Apesar de serem isentos de prescrição, é recomendado que exista um acompanhamento de um nutricionista para que o individuo tenha a ingestão correta de vitaminas. Cabe, também, um profissional bem orientado na sua farmácia para auxiliar nas vendas corretas dos produtos. 


Qual a melhor maneira de expor suas vitaminas no PDV? 


Para uma exposição eficaz das vitaminas nos seus PDVs, é necessário se atentar a algumas práticas e orientações. 

  • 
Conheça os tipos de vitaminas 


Conhecer os tipos de vitaminas e ter um profissional indicado para falar sobre os suplementos é imprescindível para fidelizar seus clientes e ter vendas suficientes. 


  • Saiba comunicar os benefícios das vitaminas 


As especificações técnicas nem sempre são compreensíveis. Por isso, é necessário falar a linguagem dos seus clientes, indicando os benefícios de modo instrutivo. 


  • Atente-se às vitaminas mais procuradas 


Não deixe de entender quais são as vitaminas mais procuradas pelo seu público para atendê-los de modo eficiente. 


  • Fazer a correta exposição das vitaminas em farmácias 


Apesar de as vitaminas já contarem com embalagens chamativas, dê atenção à exposição delas em sua farmácia, garantindo uma melhor visualização. 


Quais ações podem ser feitas para engajar consumidores de vitaminas? 


Ações especiais para as vitaminas podem potencializar a venda dos produtos e engajar os consumidores em relação ao produto. Dentre elas, estão: 


  • Agregar valor com outros produtos 


Agregar valor com outros produtos também é essencial para trazer mais atenção às vitaminas no seu PDV. Por exemplo, exponha as vitaminas de cabelo junto dos produtos para cabelo, facilitando a relação entre os itens. 


  • Vendas adicionais 


Kits especiais com as vitaminas podem fortalecer o engajamento dos produtos. 


  • Promoções de forma estratégica 


Ações LMPM (Leve Mais, Pague Menos) também são estratégicas, visto que causam maior 
impacto nas vendas. 


  • Ações para expandir a categoria 

Use pontos extras e trabalhe os produtos no checkout para que, assim, a categoria alcance novos públicos e consumidores. 



Compartilhe: