20 de outubro de 2017

Higiene oral: aposte no segmento e traga mais vendas para o seu PDV

Higiene oral: aposte no segmento e traga mais vendas para o seu PDV

Todo mundo sabe da importância de uma boa higiene oral para a prevenção de doenças. Esse cuidado é tão fundamental que até possui uma data a qual tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas bucais, o Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado em 25 de outubro.   

E a categoria de higiene oral também traz mais vendas para as farmácias. De acordo com Welner Alves, gerente de Oral Care da Colgate-Palmolive, o Brasil segue como o segundo maior consumidor em produtos de higiene oral no qual os enxaguantes bucais se destacam, seguidos por escova, creme e fio dental. Dessa forma, a venda de oral care vem auxiliando na sustentação do ritmo do varejo farmacêutico e ganhando mais espaço e relevância.  

“O segmento de higiene oral oferece oportunidades de inovação e aumento de vendas, acompanhando um novo perfil de cliente que busca otimizar suas compras em locais com mais opções. E as lojas vem investindo cada vez mais em um sortimento de artigos que vai muito além dos medicamentos”.  

Ampliando as vendas da categoria de higiene oral 
Segundo o gerente de Oral Care da Colgate-Palmolive, o canal farma é conhecido por um sortimento mais premium e especializado do que o tradicional, por isso inovações e lançamentos devem estar sempre nas prateleiras. Welner ainda afirma que os packs são bons para beneficiar o público que pode levar mais itens por um menor preço, fidelizando-o e ampliando o consumo e a aquisição do setor de higiene oral. 

Com relação à exposição, o gerente afirma que precisa sempre estar alinhada com a estratégia do estabelecimento, mas de um modo que traga uma melhor experiência de compra para o shopper.  

A orientação farmacêutica também é muito importante para fidelizar os consumidores. Fique por dentro dos principais problemas ocasionados pela falta de higiene oral e preste um atendimento personalizado aos seus clientes.  

Cárie 
A cárie consiste na deterioração dos dentes, causada por bactérias que fermentam os resíduos de alimentos compostos de amido e carboidratos presentes na boca. Uma boa higiene oral é a melhor maneira de preveni-la. Portanto, é essencial informar ao público para escovar os dentes de forma correta após as refeições e utilizar o fio dental que remove os restos de alimentos e a placa bacteriana nos locais onde a escova não alcança 

Gengivite e periodontite 
A gengivite acontece quando a placa bacteriana fica concentrada entre a base do dente e a gengiva, o que irrita o tecido e, consequentemente, provoca inflamação. O principal sintoma é o inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental. Já na periodontite, a inflamação passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes. Em estágios avançados, pode levar à perda dentária. Assim como no caso da cárie, a recomendação para não contrair as duas patologias está em manter uma boa higiene oral. Além disso, é necessário realizar uma limpeza dentária a cada seis meses, pelo menos.
 
Mau hálito 
O mau hálito é um incômodo que afeta cerca de 50 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira de Halitose (Abha). Essa condição, quando decorrente de problemas bucais, é ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana ou por doenças periodontais. Para tratá-lo é imprescindível incluir mais fibras na dieta por meio da ingestão de legumes e frutas, beber muita água, não ficar longos períodos em jejum, não exagerar no consumo de alimentos excessivamente açucarados e de proteínas de origem animal, e uma boa higiene oral. 

Quer abastecer a sua farmácia com os principais produtos da categoria de higiene oral? Conte com a ANB Farma. Aqui você encontra cremes dentais, enxaguantes, fio dental, escovas e tudo mais que o seu PDV precisa para alavancar as vendas do segmento.  

Fonte problemas bucais: Rosane Menezes Faria, dentista. 

Compartilhe: