28 de setembro de 2021

Gripe X Covid-19: saiba como diferenciar os sintomas!

Gripe X Covid-19: saiba como diferenciar os sintomas!

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, várias dúvidas sobre as diferenças entre a já conhecida gripe e O Covid-19 surgiram. Um dos questionamentos mais presentes entre a população é: como saber diferenciar as duas infecções?
 


Causadas por vírus diferentes, a gripe pelo vírus influenza e o Covid-19 pelo SARS-CoV-2, ambas podem apresentar sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. 
 


Para resolver essa questão, a médica coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) da Rede Mater Dei de Saúde, Dra. Silvana de Barros Ricardo, esclarece essa e outras dúvidas sobre as diferenças entre o Covid-19 e a gripe, confira:  




Como diferenciar os sintomas da gripe dos sintomas causados pelo Covid-19?  



O Covid-19, uma infecção viral causada pelo SARS-CoV-2, pode começar com sintomas leves como febre e tosse seca, podendo progredir para uma dificuldade respiratória, que é um sintoma que indica que o paciente deve procurar com urgência um atendimento médico hospitalar. Os idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, têm maior risco de evolução de forma grave e, inclusive, de óbito.


 
A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus da Influenza, muito comum em períodos de frio e transição de temperatura. Ela pode se manifestar com dor de garganta, febre, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga, mal-estar e calafrios. Esses sintomas geralmente desaparecem após uma semana. No entanto, a tosse, que normalmente surge à medida que a doença progride, pode permanecer por algumas semanas.
 


A médica ressalta ainda que “em locais onde os dois vírus estão circulando simultaneamente é muito difícil distinguir clinicamente quem é o causador da infecção respiratória do paciente. Assim, a recomendação é manejar os indivíduos com sintomas respiratórios de forma semelhante até que se tenha a definição do diagnóstico, o que só pode ser realizado através de exames laboratoriais específicos.”


A gripe não afeta o sistema imunológico facilitando o contágio por coronavírus. O grande problema da gripe e do resfriado neste momento é diferenciá-lo do Covid-19, já que muitos deles são indistinguíveis na apresentação clínica.




Tratamento recomendado


O tratamento consiste, em geral, no alívio dos sintomas. No entanto, ainda que seja comum que as pessoas tratem da gripe em casa sem passar por uma consulta médica, uma vez que os sintomas costumam ser brandos, é importante destacar, contudo, que a gripe também pode apresentar complicações, como o agravamento de algumas comorbidades – a asma, por exemplo –, além do surgimento de sinusite, otite e até mesmo pneumonias, que podem, inclusive, levar a óbito, principalmente indivíduos imunocomprometidos, crianças e idosos. 


Portanto, é importante estar atento à presença e evolução desses sintomas respiratórios, bem como no agravamento do quadro e não adiar a procura por assistência médica hospitalar quando necessário.  


Já no caso do Covid-19, é preciso checar a saturação respiratória, se as taxas estiverem abaixo, pode ser que a internação seja necessária, por isso, ao primeiro sinal de falta de ar, o paciente deve se dirigir ao hospital.


Sabe-se atualmente que cerca de 10% a 15% dos pacientes infectados pelo Covid-19 irão apresentar quadro de insuficiência respiratória aguda necessitando algumas vezes de intubação traqueal e colocação em prótese respiratória. 

Pacientes que apresentarem taquidispneia com frequência respiratória > 24 irpm, queda de oxigenação com saturação < 90% em uso de cateter nasal de baixo fluxo (até 5 L/min) e padrões radiológicos com imagens de vidro fosco periférico, infiltrados algodonosos bilaterais e infiltrados intersticiais irão necessitar de internação em leitos de isolamento em ambiente com pressão negativa sempre que possível.


 
Caso o quadro acima evolua para necessidade de administração de maior fluxo de oxigênio ou frequência respiratória maior que 28 irpm ou apresentar retenção de CO2, há a necessidade de intubação traqueal e ventilação mecânica. 
 


Quando a internação não se faz necessária, o paciente pode se tratar em casa com repouso e antibióticos.




Medidas de prevenção


A principal medida para a prevenção tanto da gripe quanto do Covid-19 é a vacinação. 


A vacina contra a gripe é contraindicada para pessoas que apresentam alergia a ovo. Pessoas com quadro febril agudo devem postergar a sua tomada. 


Quem recebeu a vacina contra Covid-19 deve aguardar 14 dias para se vacinar contra a gripe.


A vacinação contra o Covid-19 avança em todo País, tendo atingido cerca de 40% de toda a população imunizada. É muito importante que as pessoas retornem para tomar a segunda dose e que aceitem a vacina que tiver disponível.




Como prevenir a gripe e o Covid-19?


As formas de se prevenir contra essas doenças e evitar sua transmissão também são semelhantes. Alguns cuidados devem ser tomados, como:


- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, higienizar com álcool gel 70%;

- Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca utilizando ou lenço;

- Se estiver doente, permanecer em casa;

- Manter os ambientes arejados;

- Evitar tocar olhos, boca e nariz com as mãos sem a devida higienização;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos;

- Higienizar objetos que são manuseados com frequência, como celulares;

- Manter uma distância de pelo menos um metro das pessoas;

- Evitar aglomerações.



Quer saber mais sobre novidades sobre o setor hospitalar? Fique ligado aqui no nosso canal de notícias. Além disso, a ANB Farma trabalha com a mais completa linha de produtos direcionados para o atendimento de hospitais, clínicas e licitações. Entre em contato!

Fonte: www.materdei.com.br

Crédito da imagem: iStock

Compartilhe: