03 de agosto de 2018

Farmácia: em prol da saúde da população

Farmácia: em prol da saúde da população

Comemorado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Farmácia só confirma o quanto esses locais são extremamente importantes e necessários para a saúde da população. De acordo com a Professora Ana Lígia Bender, coordenadora do curso de Farmácia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, a farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

Ana Lígia explica que a Lei nº 13.021/14 confirmou a farmácia como um estabelecimento de saúde que deve estar integrado às outras áreas de auxílio à saúde, fator que fortalece ainda mais o seu papel na prevenção, promoção e recuperação da saúde.  

“Nesse cenário, a atenção farmacêutica é ainda mais fundamental na efetivação da farmácia como elemento no cuidado em saúde. A Lei nº 13.021/14 permitiu que no local sejam prestados serviços pelo farmacêutico. Antes, já era permitida a atenção farmacêutica (domiciliar, aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímico e a administração de medicamentos) e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos. Com o advento da norma, esse rol foi ampliado podendo o profissional também trabalhar com disponibilidade imediata de vacinas e soros conforme o perfil epidemiológico da região”, adiciona a professora.

Futuro da farmácia 
Para Ana Lígia, quando se fala no futuro das farmácias, é preciso olhar as tendências e desafios globais em saúde: o aumento da expectativa de vida e das doenças crônico-degenerativas não transmissíveis; a ênfase na segurança do paciente; os avanços tecnológicos; telessaúde; o cuidado personalizado; a prevenção, os novos fármacos e biomarcadores entre outros.  
  
“A  International Pharmaceutical Federation (FIP) aponta entre as tendências, a ampliação dos Point-of-Care Tests (POCTS) nas farmácias  apoiando o seguimento farmacoterapêutico (construção de cronograma de dosagem, horários específicos para administração) com aprimoramento da adesão à terapia medicamentosa”.  

Aliança Mundial para a Segurança do Paciente 
Segundo a professora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2004 a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente para despertar a consciência profissional e o comprometimento político para uma melhor assistência em saúde. Ana Lígia esclarece que a segurança do paciente é uma temática de extrema relevância e as situações envolvem danos não somente as pessoas acometidas, mas também às famílias.  

“As farmácias são fundamentais nessa questão. Os incidentes relacionados ao uso de medicamentos têm consequências graves e óbitos relatados em todo mundo. Os membros das equipes envolvidas no acompanhamento dos pacientes e as farmácias comunitárias são elementos essenciais no eixo do cuidado e devem estar alinhados, trabalhando de modo multiprofissional e em sinergia. Na farmácia estamos cuidando”, finaliza a professora e coordenadora do curso de Farmácia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS.  

A ANB Farma deseja um feliz Dia da Farmácia para todos os nossos clientes. Contem sempre conosco!

Compartilhe: