26 de janeiro de 2024

Farmácia: aumente as vendas para homens

Farmácia: aumente as vendas para homens

O mercado da beleza é um ramo que tem crescido ano após ano. Dados da Euromonitor International dizem que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo. Do total de consumidores, 35% dos gastos com itens de higiene e beleza são feitos por homens. A Euromonitor diz que o mercado teve em 2021 um faturamento de R$ 24 bilhões.
O mercado global de cosméticos masculinos prevê uma avaliação de U$$ 43 bilhões até 2033. 
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) diz que o Brasil é o segundo maior mercado de produtos de beleza para homens em todo o mundo.  
Um mercado que tem crescido e que pode ajudar a aumentar o ticket médio gasto em sua farmácia. Neste texto, separamos algumas dicas para você usar na sua loja para atrair e manter o público masculino. 

Dicas para aumentar as vendas para o público masculino 

Produtos categorizados


Homens costumam ser muito práticos na hora de comprar. Encontrar o produto que precisa de forma rápida é um atrativo e tanto para esse público. 

Por isso, organize o PDV categorizando os produtos. Coloque itens para cabelos em uma mesma prateleira, cremes em outra, assim como os perfumes que devem estar todos em uma mesma seção. 

Organização estratégica


Mais do que categorizar os produtos, criar um fluxo pode ser interessante e facilitar a compra do shopper.  
Colocar shampoos próximos ao géis de cabelo, assim como espuma de barbear do lado de lâminas de barbear, preservativos perto dos lubrificantes e assim por diante.  
A proximidade pode influenciar outras compras, sejam de um produto novo ou daquele já conhecido que não estava na lista, mas ao vê-lo, o público masculino lembra e coloca na cesta. 
Organizar de forma estratégica também evita constrangimentos entre target diferentes, como o homem que, por algum motivo, tem vergonha de escolher algum produto na presença de mulheres ou crianças. 

Mix variado de produtos

Tenha um mix de produtos variados para atender às mais diversas demandas. Ter uma oferta de marcas, fragrâncias e tamanhos contribui para agradar à maioria do público. 
Shampoos, produtos para barba, tinturas, sabonetes, perfumes, pomadas, desodorantes , entre outros devem estar à disposição do público masculino. 

Sinalização de ofertas

Sinalize promoções e ofertas de produtos voltados a esse target. Deixe claro quais produtos estão com desconto ou aqueles mais vendidos. 
Dessa forma, você melhora a experiência de compra do shopper e aumenta a chance de fidelização. 
Lembre-se de que a disposição dos produtos deve direcionar o shopper a uma compra intuitiva. Isso ajuda a melhorar o ticket médio gasto na loja.  

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Crédito da imagem: iStock.com/RowanJordan

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