20 de janeiro de 2023

Farmacêuticos: profissionais de extrema importância para a saúde da população

Farmacêuticos: profissionais de extrema importância para a saúde da população

O farmacêutico é um verdadeiro profissional da saúde. A ele cabe zelar pela saúde da população. Sua formação é centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos; por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos.

 Ele é, normalmente, o último profissional que tem contato direto com o paciente depois da decisão médica pela terapia farmacológica e o primeiro a ser procurado para o esclarecimento de dúvidas em relação ao cuidado em saúde e, desta forma, torna-se corresponsável pela sua qualidade de vida, por isso tem tanta credibilidade entre as famílias brasileiras, com algumas características únicas, que ampliam o acesso da população à saúde, como: está presente em todas as farmácias do País, durante todo o período de funcionamento do estabelecimento e o atendimento que ele realiza não requer agendamento de horário, ou seja, a consulta farmacêutica é a mais acessível. 

 No dia a dia de sua atuação, o farmacêutico realiza educação em saúde à população, prescreve alguns medicamentos para condições de baixa gravidade, orienta sobre o uso racional de medicamentos e esclarece dúvidas. Uma das grandes responsabilidades desse profissional é encaminhar o paciente para o serviço de saúde de maior complexidade quando essa providência é necessária.

Entre os benefícios dos serviços farmacêuticos, é possível citar:

  • Prevenção de doenças;
  • Promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • Melhoria da qualidade de vida das pessoas;
  • Educação em saúde;
  • Conciliação de medicamentos;
  • Monitoramento terapêutico de medicamentos;
  • Revisão da farmacoterapia;
  • Gestão da condição de saúde;
  • Acompanhamento farmacoterapêutico. 

O Brasil tem hoje mais de 230 mil farmacêuticos em atividade e eles estão presentes em dez grandes áreas e mais de 135 especialidades. Isso configura um verdadeiro exército trabalhando incansavelmente pelo uso correto, racional e seguro dos medicamentos, em favor da saúde e do bem-estar das pessoas. 

Fontes:  farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti; e o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João

________________________________________

Crédito da imagem: iStock.com/Zoran Zeremski

Compartilhe: