14 de janeiro de 2019

Farmacêutico: sucesso na carreira em 2019

Farmacêutico: sucesso na carreira em 2019

Comemorado em 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico reitera a importância que esse profissional tem na saúde da população. Não é à toa que o mercado de trabalho para o farmacêutico está aquecido e continuará nos próximos anos, com previsão de crescimento de 5% a 8% nas vendas de medicamentos, conforme afirma Dr. Ismael Rosa, farmacêutico clínico e sanitarista e gerente comercial e pesquisador do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). 

“O varejo, assim como o setor farmacêutico, em suma, ainda representam o ponto fora da curva na economia brasileira, fechando 2018 com crescimento na casa dos 8%, enquanto o país saiu da recessão e conseguiu crescer um pouco mais que 1%”, adiciona.  

Quando o assunto são as oportunidades que o varejo farmacêutico oferece, Dr. Ismael explica que, atualmente, existem três caminhos muito bem delimitados:  

1 - A expansão e fusão de grandes redes nacionais e até mesmo internacionais, trazendo com isso a ampliação da demanda de vagas de trabalho e um novo conceito de PDV (automação, e-commerce e drugstore;  

2 - O franchising, não apenas de farmácias, mas também de consultório farmacêutico;  

3 - E a própria expansão dos consultórios farmacêuticos e o atendimento clínico como diferencial para a fidelização dos clientes no canal farma e consequente aumento no faturamento da loja.

Porém, mesmo com todas essas alternativas, o pesquisador ressalta o quanto é fundamental que o profissional se especialize não só fazendo pós-graduação, mas se atualizando constantemente. “Esse, de fato, é o caminho mais assertivo para que o farmacêutico esteja preparado para enfrentar a forte concorrência no mercado de trabalho. Hoje não há mais espaço para um especialista generalista. Se quiser manter-se vivo e bem na vitrine profissional, o foco nos estudos e na capacitação, além de uma boa experiência mercadológica, é salutar e uma regra para o sucesso. A oferta de qualificação é cada vez maior e mais facilitada, então não há desculpas para o fracasso em qualquer processo seletivo”.

Como manter-se no mercado e crescer profissionalmente?
Dr. Ismael afirma que o primeiro passo é ser um profissional 4.0, ou seja, antenado e preparado para a quarta revolução industrial, que é uma realidade, mas salienta que tal fato não ocorre somente na indústria e, sim, em todos os setores. “É a primeira vez na história que tanta tecnologia está disponível em escala mundial a um custo acessível. É necessário dominar as tecnologias disruptivas, especialmente as demandas tecnológicas para a saúde no Brasil, algo que a sociedade anseia e procura dentro do canal farma”.

O segundo passo, principalmente no varejo, é se tornar um especialista do cuidado ao paciente e não ser apenas o "profissional do medicamento". De acordo com o pesquisador do ICTQ, o atendimento clínico nas farmácias já é uma realidade e a população quer e está aderindo a esse serviço.

E ainda há um terceiro ponto. O farmacêutico precisa compreender que só focar na questão do piso salarial não o levará a nada. “Deve-se assumir o verdadeiro papel dentro do varejo farmacêutico e mudar a sua postura para um profissional de resultado, no qual o seu papel não será mais somente um mero protocolo legal da Lei Federal nº 5.991/1973 e da atual Lei Federal nº 13.021/2014, mas sim de trazer ganhos expressivos com o seu trabalho dentro do PDV:  financeiro e de fidelização de clientes/pacientes, finaliza Dr. Ismael.

Além de ter sucesso na carreira, traga mais vendas para o seu negócio. Mantenha seu estabelecimento sempre abastecido com a ajuda da ANB Farma. Desejamos um feliz dia para todos os farmacêuticos. Parabéns por exercerem essa função que é imprescindível para toda a população!  

Compartilhe: