19 de janeiro de 2018

Farmacêutico: sinônimo de mais saúde para a população

Farmacêutico: sinônimo de mais saúde para a população

Celebrado em 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico reitera a importância que esses profissionais possuem na manutenção da saúde de toda a sociedade. 

Rodolpho Telarolli Junior, professor adjunto de saúde pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP (Campus de Araraquara), explica que esses especialistas têm como principal função a assistência farmacêutica, atividade que ultrapassa muito a dispensação dos medicamentos.  

“No campo da saúde coletiva, a assistência farmacêutica é um conjunto de ações que tem por objetivo a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, a partir do uso racional do medicamento. O farmacêutico pode e deve lutar para que essa utilização ocorra, pois é um insumo fundamental para a saúde do público. Vale lembrar que o uso racional é a situação em que o indivíduo têm acesso ao remédio que precisa, na dose correta, pelo período adequado ao tratamento e com o menor custo possível”, adiciona o professor.  

Atuação do farmacêutico no dia a dia da farmácia  
Hoje em dia, sabe-se que as pessoas desejam uma experiência de atendimento personalizada, que responda às suas necessidades em um momento de fragilidade, que é quando apresentam alguma queixa ou problema de saúde. Para tanto, Rodolpho afirma o quanto é importante que o farmacêutico tenha tempo disponível para estar à frente do balcão o máximo possível, ficando livre das atividades administrativas internas do estabelecimento. “O farmacêutico deve se empenhar no desenvolvimento da empatia com os seus clientes, identificando os problemas e atendendo de forma única a cada um que procurar pela farmácia. Com essa postura, o consumidor certamente ficará fidelizado à loja dentro de um setor altamente competitivo”.  

Quando o assunto é o mercado de trabalho no varejo farmacêutico, o professor adjunto de saúde pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP ressalta que vem se aquecendo ano a ano. A exigência rigorosa da vigilância sanitária da presença do profissional no balcão, em especial a partir dos últimos 10 anos, é um fator que  certamente influenciou o mercado farmacêutico. “Por exemplo: as redes farmacêuticas, um modelo em ascensão no país, têm relações de trabalho mais modernas, valorizando de maneira direta (salários) e indireta (benefícios trabalhistas) o farmacêutico”, finaliza Rodolpho. 

A ANB Farma deseja um feliz dia para todos os farmacêuticos que fazem a diferença diariamente. Obrigado por cuidar tão bem da nossa saúde!

Compartilhe: