Diversos são os fatores que levam uma farmácia a se destacar diante da concorrência, mas o que de fato tende a colocá-la em posição de destaque é a profissionalização e a mudança do modelo, ou seja, as farmácias que possuem um mix mais adequado, as farmácias que têm um trabalho mais forte de não medicamento, a que está com um layout mais moderno, tendem a melhorar o seu negócio e, por consequência, pressionar a concorrência. E não são apenas as redes, mas as que estão mais estruturadas nos últimos anos.
É importante lembrar que não é a abertura de lojas que acirra a concorrência, pois o que acontece na maioria das vezes é a instalação de estabelecimentos pequenos, de modelo insustentável em médio prazo, daí a alta taxa de mortalidade desse tipo de farmácia. O que torna o mercado mais competitivo é a abertura de lojas de boa qualidade.
Principais diferenciais para se destacar diante da concorrência
Em primeiro lugar, cuidar do sortimento – quanto mais diversidade, mais longevidade – e da ruptura de estoques. Podemos juntar a esses dois elementos básicos, o investimento em marca, identificação do cliente, e uso intensivo da tecnologia para mapear a jornada do consumidor. Centralidade no cliente é o mantra numa época em que ele está cada vez mais conectado e consciente de suas necessidades.
Além disso: