20 de janeiro de 2021

Dia do Farmacêutico: a importância desse profissional dentro dos hospitais

Dia do Farmacêutico: a importância desse profissional dentro dos hospitais

Fundamental para a promoção da saúde de toda a população, o farmacêutico também é um dos profissionais mais atuantes durante a pandemia da covid-19. E quando analisamos o seu papel na luta contra o coronavírus dentro dos hospitais, é possível entender a relevância desse profissional no time que está na linha de frente atendendo os pacientes.

“É imprescindível a atuação do farmacêutico em todas as etapas da hospitalização, desde a internação, sua permanência e sua alta hospitalar.  Em cada uma dessas fases há necessidade da atuação do farmacêutico em seu nível de competência”, afirma a Dra. Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária - FARMUSP. “Sua participação é fundamental tanto em casos de suspeitas ou quando o paciente já está desenvolvendo a doença, no acompanhamento dos parâmetros bioquímicos e fisiológicos, além de avaliar os resultados dos exames clínicos laboratoriais para o acompanhamento farmacoterapêutico, entre outras ocasiões”, acrescenta. 

Segundo a farmacêutica, desde o início da pandemia, o farmacêutico hospitalar também esteve à frente na orientação correta em relação aos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva mais adequados a serem disponibilizados nos hospitais, além de fazer previsões sobre estimativa de uso para a continuidade da disponibilização e acesso desses para todos os envolvidos, pacientes hospitalizados, ambulatoriais e toda a equipe hospitalar.

Reconhecimento
Celebrado em 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico foi instituído para reconhecer o trabalho desses profissionais essenciais para a saúde. Assim como a abrangência do seu campo de atuação profissional, seu trabalho na farmácia hospitalar é amplo, podendo estar inserido em segmentos que fazem parte de grandes áreas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), entre elas, gestão, desenvolvimento de infraestrutura,  farmacovigilância, segurança do paciente, logística farmacêutica e preparo de medicamentos e ensino, educação permanente e pesquisa.

“No contexto hospitalar, merecem destaque as atividades relacionadas com o cuidado prestado pelo farmacêutico que se materializa para o paciente e para a sociedade, na provisão de serviços farmacêuticos, como dispensação, conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica de medicamentos e revisão da farmacoterapia, por exemplo”, salienta a Dra. Maria Aparecida. 

Para ela, o farmacêutico pode fazer a diferença no atendimento aos pacientes, especialmente durante a fase de recuperação e na redução dos custos com medicamentos e produtos de saúde. 

“A atuação do farmacêutico tem contribuído de maneira expressiva com os resultados em saúde e está presente em quase todas as atividades que estão relacionadas ao manejo do paciente, buscando atender às necessidades que impactam na saúde das pessoas com maior resolutividade das ações, gerando melhoria na qualidade de vida. O engajamento do farmacêutico em equipes multidisciplinares possibilita que o indivíduo tenha sua integralidade de necessidades em saúde atendidas, o que impacta em sua recuperação com menor número de dias de internação”, declara.

As expectativas para o futuro do profissional dentro dos hospitais são as melhores. De acordo com Nicoletti, as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico no contexto hospitalar estão alcançando patamares cada vez mais elevados, considerando o nível de tecnologias disponíveis atualmente e o entendimento da complexidade do medicamento.

“Equipes multidisciplinares têm sido estruturadas considerando a expertise de vários profissionais e o farmacêutico tem uma relevância elevada no conhecimento de farmácia clínica, que poderá ser uma contribuição de maior abrangência. Também é possível verificar a atuação do farmacêutico em sua avaliação clínica em seu âmbito de competência.  O olhar do farmacêutico envolve as necessidades do paciente em sua integralidade”, afirma a Dra. Maria Aparecida. 

“O farmacêutico é o elo na equipe multidisciplinar para o estabelecimento de estratégias de comunicação entre os diferentes membros, de modo a objetivar a melhor resolução farmacoterapêutica para o paciente”, finaliza. 

A ANB Farma parabeniza todos os farmacêuticos por todo cuidado e dedicação à saúde brasileira. Contem sempre com a gente!

Crédito da imagem: dragana991 - iStock.

Compartilhe: