29 de abril de 2019

Dia das Mães: invista no cuidado com a pele das gestantes!

Dia das Mães: invista no cuidado com a pele das gestantes!

Um período de auge na vida da mulher, graças ao excesso de hormônios femininos, que deixam os cabelos mais volumosos, os olhos mais brilhantes, a face mais rosada e seios mais firmes e fartos. Há, entretanto, uma parte do corpo que permanece extremamente frágil durante a gestação: a pele. Por isso, o Dia das Mães, que, neste ano, será celebrado em 12 de maio, é uma data bem propícia para investir em campanhas e produtos dermocosméticos para gestantes.

“A grávida tem especial vulnerabilidade à luz solar, desenvolvendo, com facilidade, o chamado Cloasma, distúrbio pigmentar que causa manchas escuras, de tom castanho, normalmente, na face, nas bochechas, na testa e no buço. Com isso, torna-se essencial o uso de filtro solar diário, FPS 15, principalmente a partir do terceiro mês”, alerta a dermatologista Ligia Kogos. Na praia e piscina e ao fazer caminhadas, o ideal é apostar em filtro de proteção solar acima de 30. A partir disso, dispor os protetores solares por marca e de forma crescente (de acordo com o fator de proteção) nas duas primeiras prateleiras da gôndola pode aumentar, e muito, as chances de venda. Em função do volume da barriga, ter de se abaixar para pegar produtos nas estantes inferiores pode ser um tanto desconfortável. 

Com muita dedicação e se a distensão da pele não for demasiadamente exagerada, é possível evitar o aparecimento das temíveis estrias. “Para isso, é necessário hidratar e lubrificar bem a pele com produtos que contenham ativos muito eficientes, como ureia (dentro dos limites aprovados pela Anvisa), silicones, colágeno, Vitamina E, extratos de avelã, uva, macadâmia, amêndoas e lactatos”, pontua Ligia. Assim, é importante orientá-las sobre o uso de hidratantes mais encorpados e lubrificantes e com esses compostos, além de Pca-Na, Alantoína e Vitamina C – este no caso dos faciais –, e deixá-los sempre à mão. 

“Além de destacar ingredientes e princípios ativos dos creme para a prevenção de estrias no abdome, o farmacêutico pode levar ao conhecimento das gestantes produtos que elas nem suspeitavam serem úteis nesta fase da vida, como hidratantes para evitar manchas, protetores labiais, cremes reconfortantes de pernas e pés, etc”, destaca a especialista. Muitas vezes, a orientação do farmacêutico quanto aos dermocosméticos para gestantes e outros produtos de beleza é a única que essas novas mamães receberão. “Poucos obstetras se detêm às explicações nessa área e há uma demanda constante e genuína da mulher nesse sentido”, aponta.  

Cabelos e rosto

E já que, segundo a Dra. Ligia, as gestantes podem lavar os cabelos à vontade e eles são verdadeiras armas de beleza e sedução da mulher nessa fase, utilize a primeira prateleira de uma das gôndolas para disponibilizar shampoos para todos os tipos de cabelos.  Em casos de raízes oleosas, aproveite para sugerir os que são à base de zinco e sulfacetamida. Como, na gravidez, a pele do rosto também tende a ter mais cravos, poros dilatados, obstruções e espinhas, a limpeza diária do rosto é regra básica. Com isso, ofereça sabonetes à base de ácido salicílico, para uma limpeza mais profunda, além de adstringente e loção hidroalcoólica. E não deixe de alertá-las sobre os componentes proibidos, que são o ácido retinóico e o alcatrão.  

A ANB Farma tem a maior gama de produtos dedicados às mães de todos os tipos e idades. Aproveite o Dia das Mães para abastecer o seu PDV e ótimas vendas! 

Compartilhe: