04 de maio de 2021

Dia das Mães com mais vendas: invista nas estratégias promocionais

Dia das Mães com mais vendas: invista nas estratégias promocionais

O Dia das Mães está batendo na porta, mas ainda dá tempo de incrementar as vendas do seu negócio com as estratégias promocionais. Segundo Regina Blessa, palestrante especialista em varejo, todas as datas são um gatilho de compra para os apressados e para os esquecidos e o canal farma não fica fora disso, é preciso aproveitar todas as comemorações. 

“Como as farmácias estão sempre abertas são opções para presentear na data. Por exemplo, para as lojas que têm e-commerce e redes sociais, realizar alguns posts pode trazer um bom público para conferir boas ofertas. Cada filho sabe o que sua mãe precisa e, nos dias atuais de contenção de gastos, os produtos farmacêuticos entram como necessários e indispensáveis”, afirma a especialista.

Como tirar o melhor proveito das estratégias promocionais?
Regina informa que, como a população está mais engajada nos aplicativos de compra dos celulares, vale a pena investir nessa ferramenta, mas também é preciso preparar o ponto físico com os kits, ofertas e oportunidades dos fornecedores para ter o que oferecer na data.

“A estratégia digital é para abranger maior público e criar ideias de presente na cabeça dos consumidores. A farmácia não é exatamente um shopping de presentes, assim devemos reforçar essa possibilidade na mente dos visitantes normais e nos que não costumam incluir o varejo farmacêutico no seu roteiro de compras sazonais, como por exemplo, o Dia das Mães”, reforça.

Quando o assunto são os kits, a especialista indica apostar nos mais variados tipos de mães, a fim de atingir todos os públicos:

  • Mãe fit: suplementos + toalha ou squeezer + shakes 
  • Mãe preocupada: vitaminas + medicamentos se usar
  • Mãe diabética: novo leitor de glicemia + correlatos
  • Mãe vaidosa: maquiagens, cremes, tratamentos
  • Mãe idosa: bengala nova, leitor de pressão

“Cada cliente vai observar sua mãe e ver o que ela pode precisar nesses tempos de pandemia”, salienta. 

Expor de forma correta também faz parte das estratégias promocionais. Os kits, depois de montados, podem ficar nas pontas de gôndola da loja com destaque e, ainda, postá-los nas redes sociais, conforme ensina Regina que ainda dá uma dica importante: “só tome cuidado com os kits cheios de fitas e celofane amassado que não se enxerga nada do que tem dentro”.

Outro ponto é a decoração e o atendimento. Para a especialista, peças com imagens de mães ao redor do PDV funcionam bem. Com relação à abordagem, é fundamental questionar ao público, antes do fechamento da compra, se a mãe não está precisando de algo e lembrá-los para não esquecer o presente. 

Estratégias promocionais: aumente suas vendas com o calendário sazonal
Independente da data ou da estação, estratégias promocionais não faltam para incrementar suas vendas, ainda mais em tempos de pandemia em que os consumidores estão buscando economia. Confira algumas ideias e planeje-se!

  • Semana temáticas com datas de saúde, além de comemorativas (diabetes, hipertensão, colesterol entre outras)
  • Brindes com o logo da loja, a fim de mantê-la sempre na mente do público
  • Demonstração de produtos, incluindo descontos nos itens oferecidos
  • Compre e ganhe
  • Leve 3, pague 2 - com packs das próprias indústrias ou elaborados pelo PDV
  • Ofertas do tipo “Somente hoje”
  • Promoção “zera estoque”

Porém, antes de realizar qualquer ação, é essencial seguir as regras estipuladas para as farmácias. Informe-se sempre! 

Independente da data, na ANB Farma você encontra um mix de produtos completo para abastecer sua loja. Entre em contato conosco e deixe sua farmácia preparada para o ano inteiro. 

Crédito da imagem: SDI Productions - iStock.

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