10 de outubro de 2022

Dia das Crianças: kits promocionais alavancam as vendas em farmácias e drogarias

Dia das Crianças: kits promocionais alavancam as vendas em farmácias e drogarias

As categorias de produtos para cuidados infantis ganham cada vez mais relevância, pois englobam categorias que se desenvolvem cada vez mais e, consequentemente contribuem para a performance de farmácias e drogarias. 

As datas sazonais são de extrema importância também para o varejo farmacêutico e o Dia das Crianças pode e deve ser explorado, já que a garotada sabe muito bem o que quer. 

Para facilitar a rotina de compra, é preciso trabalhar os itens de uma maneira que os consumidores os encontrem de forma prática e otimizada, então é importante que o espaço seja organizado e sinalizado para ajudar as pessoas a visualizarem o que precisam da forma mais ágil. A loja deve ter um espaço exclusivo com itens para os pequenos, que pode se iniciar com os de maior valor agregado. Também é importante sinalizar cada espaço por categoria e rotina de higiene do bebê, como banho, pós-banho e troca de fralda. 

A maneira mais recomendada de trabalhar os produtos no ponto de venda (PDV) é agrupar todos eles em um único espaço para que a compra seja mais direcionada, mais rápida, mais prazerosa, principalmente para mães e pais de primeira viagem. A rotina de troca de fralda, por exemplo, é a que tem maior penetração, maior frequência de compra e logo é destino. O recomendado é que onde for montar o espaço infantil, essas categorias fiquem sempre ao final da exposição, porque elas são as geradoras de fluxo para a seção. 

Depois, a farmácia deve trabalhar com toda a parte de higiene e perfumaria, que também têm alto giro; e os complementares, como hidratação, lavanda, colônia, tudo o que é de pós-banho merece um destaque na gôndola, ficar em uma área mais nobre, na altura dos olhos. 

A divisão pode ser feita ainda em blocos por idade, o que também ajuda o cliente na hora de localizar o que precisa, como “zero a dois anos”, seguidos de “dois ou mais” etc. De zero a dois anos valem as marcas que são referência, porque é uma faixa etária que a mãe tem mais critério na hora de comprar e escolher a marca. Ela está muito preocupada com performance, em produtos que não causem alergia, entre outros fatores. 

A partir dos cinco anos de idade, tem de deixar no radar que a criança acaba influenciando a decisão de compra. Aqui, os kits promocionais fazem total diferença na performance, principalmente os que trazem os personagens favoritos da garotada, se forem compostos por lançamentos, então, é importante levar para a ponta de gôndola.

Fontes: Mind Shopper e Johnson & Johnson

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Foto: iStock.com/zoranm

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