02 de agosto de 2019

Descontos: como trabalhá-los de forma certeira no PDV!

Descontos: como trabalhá-los de forma certeira no PDV!

Existe palavra melhor de ler do que “desconto” e “oferta”? Essa dupla é capaz de atrair clientes de todos os gostos e idades para qualquer tipo de estabelecimento comercial, incluindo o canal farma. Então, confira as dicas para apostar nessas estratégias sem cair no prejuízo e garantindo a satisfação dos clientes! 

O primeiro critério para trabalhar os descontos no PDV é tomar partido da sazonalidade. “É preciso aproveitar as estações frias, por exemplo, para aplicar condições especiais em medicamentos e artigos relacionados à época. E a mesma regra vale para os períodos de temperaturas altas”, orienta a docente de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vania D’Angelo Dohme. Ela também pontua que as ofertas não devem concorrer com episódios comerciais como Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal, que já evidenciam determinados produtos. 

Porcentagens e vencimentos

Fora isso, é necessário conhecer bem o perfil de clientes do PDV para identificar o tipo de produto que vai impactar, acompanhar o rodízio de estoque e, a partir daí, desenvolver o planejamento promocional. Além disso, os preços devem ser abatidos em ao menos 15%, pois descontos pequenos não fascinam os consumidores. Em casos de produtos muito dispendiosos, cobrar 10% menos já pode ser suficiente.     

É importante, ainda, que os produtos não estejam tão próximos do vencimento para não causar uma impressão negativa ao cliente sobre o estabelecimento. “Não é indicado colocar em promoção um item que vence em 10 dias. O prazo de validade do produto deve estar dentro da possibilidade de estoque e utilização – ao menos, uns 2 meses”, indica a profissional. 

Diferentemente dos demais pontos de venda, na farmácia, as ofertas devem ser apresentadas de forma clara, porém discreta, para afastar a ideia de que o estabelecimento está desesperado por novos clientes e vendas. “Nada de alardes. Esses produtos devem ser separados dos demais, expostos em local visível, com a menção do preço menor e sem dar satisfações que justifiquem a condição especial, até para não levantar suspeitas sobre redução de qualidade”, orienta Vania. Também não é aconselhável trabalhar com muita quantidade e variedade de produtos em oferta.     

Indicação profissional

Se a indicação dos produtos em oferta vier do próprio atendente, quando houver oportunidade, o resultado pode ser ainda mais positivo. E, neste caso, discrição continua sendo a palavra de ordem. “O atendente não deve provocar a necessidade no cliente, e sim fazer com que ele perceba que precisa daquele produto”, ressalta a professora. Para isso, é importante que os prestadores de atendimento no PDV conheçam muito bem os produtos, sejam corteses e estejam treinados quanto a abordagem e o momento ideal para oferecer os itens.   

Vania D’Angelo enfatiza que a indústria farmacêutica está sempre preocupada em desenvolver materiais relevantes para o canal farma, incluindo eventos promocionais e que o PDV pode tirar proveito deles repassando aos clientes. “O contato estreito com os fabricantes mantém as lojas atualizadas sobre as previsões de promoções, o que as permite antecipar os planejamentos e trabalhar com variedades”, completa.  

 A ANB pratica os melhores preços do mercado farmacêutico para que o seu PDV esteja sempre completo e possa oferecer condições especiais e grandes descontos aos clientes. 

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