09 de setembro de 2021

Cuidados com os cabelos no verão: vendas tendem a aumentar!

Cuidados com os cabelos no verão: vendas tendem a aumentar!

Os cabelos sempre estiveram relacionados à moda, refletem a autoestima e estão entre as principais preocupações dos brasileiros no que diz respeito à beleza.


Diante dessa importância, os cuidados com os fios tornam-se cada vez maiores. Entre as mulheres, o maior cuidado em relação aos cabelos, segundo dados da P&G, é garantir que estejam saudáveis e, em segundo lugar, se estão bonitos. Entre elas, a hidratação também é uma preocupação recorrente, assim como o controle da oleosidade. Aliás, segundo dados do estudo Cuidados com o Cabelo – Xampu, Condicionador, Tratamentos e Coloração, desenvolvido pela Mintel, hidratação, reparação dos danos e realce do brilho estão entre os principais benefícios que os brasileiros buscam em seus produtos para os cabelos. 


Durante o verão, os fios sofrem danos típicos da estação e alguns cuidados são imprescindíveis, o que faz com que a procura por produtos como máscaras, cremes de tratamento, ampolas e leave-ins cresça em farmácias e drogarias.
A dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia, Dra. Thais Pepe, diz que quando expostos ao sol, os cabelos passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV. A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina. 


Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho. “Além disso, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente para quem tem os cabelos muito finos, o que pode fazer com que ele sofra um processo inflamatório local. Com isso, há uma piora para quem sofre com queda capilar.”


Todas as vezes que o cabelo (virgem ou com processos químicos) é colocado em contato com a água do mar (por conta do sal e iodo) e com o cloro da piscina danos podem ser provocados na estrutura da cutícula. “Com isso, a quantidade de proteínas sofre alteração e o cabelo pode mudar de coloração, ficar mais fino e sofrer fraturas e microfraturas na haste capilar. A mudança de coloração é, inclusive, muito comum em pessoas que passaram por um processo químico e entraram em contato com o cloro da piscina”, lembra a Dra. Thais.


Veja a seguir os principais itens que atuam nos cuidados dos cabelos durante o verão:


- Ampola de tratamento: ideais para a operação SOS capilar, normalmente são compostas por substâncias concentradas para um tratamento intensificado. O grande diferencial está no resultado em curto período de tempo. Muitas agem em apenas três minutos, devolvendo um cabelo hidratado e macio. 

- Máscaras e cremes de tratamento: a diferença entre a máscara e o creme de tratamento é que o primeiro é mais intenso e indicado para cabelos danificados. As fórmulas podem ser mais pesadas ou mais leves, além de poderem ter consistências diferentes. Já os cremes são usados nos cuidados diários com os cabelos, sendo utilizado para finalizar o tratamento iniciado com o uso do shampoo durante o banho e rotina de limpeza dos fios.

- Leave-in: em inglês, significa “deixa ficar”. Trata-se de um creme sem enxágue que deve ser usado depois que os cabelos forem lavados e condicionados ou tratados com máscara. A principal função do leave-in é dar acabamento e tratar o cabelo enquanto esse está secando ou já seco.

Como alavancar as vendas por meio da exposição?

A farmácia é uma grande vitrine para a venda de produtos de hair care. Não é comum aos shoppers irem até o local especificamente atrás de produtos para cabelo, mas acabam comprando-os por uma questão de oportunidade, na maioria das vezes. Portanto, a exposição se torna um passo fundamental para garantir boas vendas e, para esta categoria, a recomendação é a de que o consumidor visualize os produtos para cabelos nas gôndolas logo ao entrar na loja.

A sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, recomenda que xampu adulto, por exemplo, fique posicionado ao final da categoria de cuidados com os cabelos, após as colorações e os itens de pós-xampu. Com essa estratégia, a ideia é atrair o fluxo e fazer com que o shopper passe por todas estas outras subcategorias. Já os pós-xampus devem ficar localizados entre as tinturas e os xampus. E seja com xampus ou pós-xampus, deve-se procurar posicionar os itens/marcas em uma sequência que passe dos itens de maior valor agregado (e menor giro) para os de menor valor agregado (e maior giro), a fim de estimular a venda dos que podem gerar mais retorno.

Por fim, as tinturas e as colorações são divididas conforme suas subcategorias (permanentes, tonalizantes, em pós, rejuvenescedores, entre outras). Destacam-se as marcas em cada bloco, finalizando com a disponibilidade de cores dentro de cada marca.

Categorias de produtos para os cabelos mais vendidas em farmácias

1. Xampu
2. Condicionador
3. Tintura
4. Produtos para tratamento capilar
5. Produtos de nutrição para unhas e cabelos
6. Modeladores de cabelo
7. Fixadores
8. Tônico capilar
9. Pré-xampu
 
Fonte: IQVIA – Produtos para Cabelo – Valor à R$ Preço Consumidor


Para que sua farmácia esteja abastecida com os itens de tratamento capilar mais consumidos pela população, entre em contato conosco e tenha um sortimento completo para garantir uma excelente performance nas vendas! A temporada primavera-verão está aí! 
 
Não perca esta oportunidade!
 
Crédito da imagem: iStock

Compartilhe: