23 de fevereiro de 2022

Cuidados com os cabelos no verão: cresce a demanda por itens que hidratam os fios

Cuidados com os cabelos no verão: cresce a demanda por itens que hidratam os fios

No verão a exposição ao sol, à água do mar, ao cloro da piscina e ao vento é maior, podendo danificar os cabelos. O resultado? Fios ressecados, sem brilho e com frizz, sem falar nos cabelos com tintura, que sofrem alterações na cor, principalmente nos tons de loiro. A boa notícia é que existem muitos produtos à disposição que atuam como reparadores.


 E é justamente por isso que as farmácias e drogarias precisam se abastecer, para atender a demanda que cresce durante os meses mais quentes do ano. Esse é o momento de investir em máscaras, ampolas, leave-in e cremes hidratantes e de tratamento.


 Vale ressaltar que para que os consumidores curtam o verão e mantenham os cabelos bonitos e saudáveis, é preciso alguns cuidados extras, como usar produtos com proteção UVA/UVB ou, por exemplo, investir em um leave-in próprio para exposição ao sol, que irá proteger os fios, pois funciona como uma blindagem. Já os cabelos tingidos precisam de uma atenção especial, pois a exposição ao sol pode causar uma despigmentação. Para esses casos, a dica é oferecer uma máscara, que deve ser aplicada antes de sair ao sol, que protege e hidrata ao mesmo tempo. 


 Para alavancar as vendas, é importante ter a gama completa de produtos, que englobam hidratação, nutrição e reconstrução. 


 Para atrair o consumidor, o ideal é escolher um ponto de destaque na loja para expor os produtos das linhas capilares específicas para o verão. É importante lembrar que é comum aos shoppers de farmácias não irem até o local especificamente atrás de produtos para cabelo, mas acabam comprando-os por uma questão de oportunidade, na maioria das vezes.


Portanto a exposição se torna um passo fundamental para garantir boas vendas e, para esta categoria, a recomendação da P&G é a de que o consumidor visualize os produtos para cabelos nas gôndolas logo ao entrar na loja. O ideal é expor as marcas na vertical, separando os formatos diferentes e priorizando os produtos com maior valor agregado sempre à altura dos olhos. Isso facilita o caminho do shopper até a seção de novidades, incentivando a migração para formatos que tragam maior desenvolvimento para a categoria.



Confira alguns produtos para cuidados com o cabelo que não podem faltar na sua loja:


 Ampolas: ajudam a reforçar os tratamentos capilares e, normalmente, suprem a necessidade de nutrientes e vitaminas perdidos, deixando os fios mais macios. Podem ser usadas para hidratar, nutrir ou reparar. Agem em poucos minutos e as fórmulas são concentradas, por isso são recomendadas para quem não tem muito tempo. Devem ser usadas no cabelo limpo, sem resíduo e úmido.

 Máscaras: hidratam os fios, pois possuem muitos ativos em sua formulação, como óleo de argan, ReparAge, óleo de coco, d-pantenol e colágeno. Por isso, tratam a estrutura capilar, repondo água aos fios, deixando os cabelos hidratados e tratando os fios danificados. A aplicação também deve ser feita com o cabelo úmido, limpo e sem resíduo. 

Cremes de pentear: usados para facilitar o desembaraço do cabelo após a lavagem. Também ajudam na hidratação dos fios e aqueles cuja composição possuem filtro contra raios ultravioleta (UV) protegem os cabelos dos raios solares.  

Séruns: mais fluidos e não gordurosos, têm ingredientes ultra concentrados em ativos específicos, portanto conseguem produzir efeitos mais rápidos tanto de hidratação e nutrição como de tratamento. 

Leave-ins: são produtos sem enxágue e podem ser aplicados nos fios molhados, facilitando o momento de pentear e também protegendo Dos agentes térmicos, como secador, modelador e prancha. Há ainda as opções com proteção UV, que podem ser usadas nos fios secos e antes de se expor ao sol. 


Fontes: Guia da Farmácia, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Crédito da imagem: iStock.combr/andresr


Compartilhe: