28 de fevereiro de 2023

Contracepção: sinônimo de saúde

Contracepção: sinônimo de saúde

É preciso disseminar a conscientização sobre a escolha dos métodos contraceptivos mais adequados para cada realidade e isso deve começar assim que se inicia a vida sexual, de homens e mulheres. 

Números das Nações Unidas mostram que, no Brasil, cerca de 79% das mulheres usam algum tipo de método contraceptivo. Contudo, dados de uma pesquisa da Bayer, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e realizado pelo IPEC, revelam que cerca de 62% das mulheres já tiveram pelo menos uma gravidez não planejada no Brasil, sendo que parte deste número está relacionada com dificuldades no uso de contraceptivos. Entre os problemas que comprometem a adesão satisfatória de contraceptivos, de acordo com o estudo, está: não fazer uso de método (34%); falha do método (27%); e uso de maneira errada (20%). Com isso, é possível entender que existe uma deficiência não apenas de adesão à contracepção, mas também há uma carência de acesso às informações de qualidade sobre contracepção no Brasil atualmente.

 Métodos contraceptivos disponíveis

Existem muitos métodos contraceptivos disponíveis no mercado atualmente, como: 

  • Pílulas de progesterona ou combinadas (estrogênio e progesterona);
  • Dispositivo Intrauterino (DIU) com e sem hormônio;
  • Adesivos;
  • Anéis vaginais;
  • Injetáveis (progesterona ou de estrogênio e progesterona);
  • Implantes.


Cerca de 80% das mulheres brasileiras utilizam algum método contraceptivo, sendo o contraceptivo oral o mais utilizado (34,2%), seguido dos cirúrgicos (25,9%) e das camisinhas (14,5%).

No que diz respeito à pílula do dia seguinte, é importante que os farmacêuticos expliquem sempre às usuárias, que se trata de um contraceptivo de emergência e não deve ser usado como uma opção de rotina. A mulher deve usar este método o mais precocemente possível quando tiver uma relação desprotegida. A tomada não deve ultrapassar o período de 72 horas. Também é importante lembrar que quanto mais tardia a tomada, menor a eficácia do contraceptivo.

Já os preservativos de barreira também servem para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A exposição desta categoria é muito importante para chamar a atenção do shopper e garantir uma jornada de compra mais efetiva e prazerosa é essencial visto que preservativos ainda é uma categoria tabu para muitas pessoas, resultando em uma tomada de decisão de apenas 20 segundos. 

Fontes: Bayer, Libbs e Reckitt Health & Nutrition Comercial
_______________________________________________________________________________________

Crédito da imagem: iStock.com/Mindful Media




Compartilhe: