23 de julho de 2021

Como o plasma convalescente está ajudando os pacientes na luta contra o Covid-19

Como o plasma convalescente está ajudando os pacientes na luta contra o Covid-19

As campanhas para doação de sangue são recorrentes, mas infelizmente, por conta da pandemia e do medo de ir aos hospitais e hemocentros, os bancos estão com os estoques baixos. O que muita gente talvez não saiba, é que, além de sangue, é possível realizar a doação de hemácias duplas, plaquetas e plasma – este último tem sido de grande valia para os pacientes infectados pelo Covid-19.

Ao ser infectado pelo Covid-19, o paciente cria anticorpos para combater o vírus. Esses anticorpos ficam presentes no plasma (parte líquida do sangue), tornando-se o conhecido plasma convalescente. Ao doar sangue, esse material pode ser filtrado e transfundido para um paciente que esteja com a doença ativa para que sirva como um agente catalisador ao sistema imunológico do infectado e possa auxiliar no processo de recuperação.


Diversos testes são realizados antes da doação, entre eles o de anticorpos neutralizantes, para verificar a quantidade de anticorpos do candidato, a fim de verificar se o plasma poderá ter eficácia ou não ao paciente.

O fluxo para esse tipo de doação se dá a partir de um doente recuperado (tanto assintomático, como que tenha tido sintomas leves, moderados ou graves). Realizada a doação de plasma, o material colhido é testado, como de praxe na doação de sangue, o paciente é infundido com o plasma convalescente e recuperado. Ao ter recebido o plasma e ter se curado da doença, esse indivíduo pode se tornar um doador de plasma após 30 dias da recuperação total.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, compara o tratamento a uma vacina imediata. “Ele transfere anticorpos contra o novo coronavírus ao mesmo tempo em que o organismo do paciente responde pela sua imunidade normal.”

Para a médica da Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue -, Dra. Maria Angélica de Camargo, a grande vantagem é que é possível coletar um volume maior de plasma e devolver todas as hemácias, diferente de uma doação de sangue normal, em que tudo é retirado. “Isso impede a pessoa de doar plasma novamente em pouco tempo por conta da perda de glóbulos vermelhos”, explica. A Colsan é um dos hemocentros parceiros do Butantan no estabelecimento da rede para a coleta de plasma convalescente.

O processo demora cerca de uma hora, desde a triagem (que é a mesma de uma doação de sangue normal), a aferição de temperatura e pressão, a avaliação do acesso venoso e a coleta em si, que leva em torno de 40 minutos. Na plasmaférese usa-se somente um braço, tanto para tirar o sangue, que é centrifugado na máquina para retirar o plasma, quanto para devolver ao doador os componentes que não serão usados.
 
 
“Para doar, é fundamental ressaltar que a pessoa tenha sido contaminada pela Covid-19 pelo menos 30 dias antes do ato da doação. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, evitar alimentação gordurosa antes da doação e apresentar documento original com foto”, ressalta Covas.

O plasma de convalescente é indicado para pessoas que estão apresentando sintomas há, no máximo, 72 horas, e que têm diagnóstico confirmado por exames. Os públicos-alvos do tratamento são os imunossuprimidos, idosos e pacientes com comorbidades.

Apenas homens podem se voluntariar para doar o plasma convalescente. Isso porque, durante a gestação, a mulher libera anticorpos na corrente sanguínea que podem causar, no paciente que recebe o plasma, uma lesão pulmonar grave associada à transfusão chamada TRALI (transfusion-related acute lung injury).

Diversos hemocentros estão à procura de voluntários para esse tipo de doação. É válido dizer que esse tratamento ainda está em fase de testes, mas já tem sido utilizado no combate ao Covid-19. 
A doação de sangue é sempre importante, e nesse momento, as formas de ajudar se multiplicaram através do plasma convalescente. 

Quer saber mais sobre novidades sobre o setor hospitalar? Fique ligado aqui no nosso canal de notícias. Além disso, a ANB Farma trabalha com a mais completa linha de produtos direcionados para o atendimento de hospitais, clínicas e licitações. Entre em contato!
Crédito da Imagem: iStock

Compartilhe: