06 de julho de 2018

Caminhos para a sua farmácia crescer – Parte 3

Caminhos para a sua farmácia crescer – Parte 3

Nessa terceira e última parte do especial Caminhos para a sua farmácia crescer, você aprenderá o quanto é importante fidelizar a sua clientela. Afinal, sem eles, nenhum negócio vai para a frente. Confira todas as dicas e aproveite para colocar essas e as demais em prática e potencialize o desenvolvimento do seu comércio!   

Caminhos para a sua farmácia crescer 
Por Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas  
  

Passo 5 - Fidelizar clientes 
Você pode ter a melhor gestão e preços em sua empresa, mas, sem clientes, de nada adiantará. Portanto, deve-se buscar a fidelização, sendo que os shoppers de hoje são mais exigentes e já costumam saber o que querem quando chegam ao PDV. As exigências, às vezes, extrapolam a proximidade física, levando em conta fatores como atendimento de qualidade, valores dos produtos, comodidades e programas de fidelização. 

Segundo a pesquisa “Comportamento do consumidor na hora de escolher farmácias”, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), os principais critérios considerados no momento da escolha do lugar da compra de medicamentos são: preços (94%), localização (84%), atendimento (80%), estacionamento (49%), meios de pagamento (32%), aceitação de PBM – programa de desconto (21%), e entregas em casa (11%).   

Assim, fica claro para o empreendedor do ramo farmacêutico que é válido tomar algumas medidas para fidelização. Por isso, detalhamos algumas dicas sobre os aspectos citados.   

1 - Localização: o sucesso de um empreendimento precede sua abertura. O recomendável é que se estabeleça um estudo prévio que possibilite a obtenção de um local privilegiado para atuar, analisando, por exemplo, o número de pessoas que passam nas ruas entre outros detalhes. Nessa hora, é necessário paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar muito em um excelente resultado, enquanto uma área errada é praticamente meio caminho para o fracasso. 

2 - Preços: atualmente o público possui muitos canais para realizar pesquisas, ou seja, ter um preço competitivo é primordial. Dessa maneira, é fundamental que o empreendedor procure alternativas para se destacar, e uma a qual é muito positiva é o associativismo, obtendo maior força nas negociações, podendo, desse modo, repassar os descontos aos clientes.   

3 - Programas de fidelização: nunca os famosos cartões de fidelidade estiveram tão na moda. Os consumidores precisam se sentir especiais, se tornando de extrema importância que estabeleça algum tipo de clube de vantagens. Contudo, é imprescindível cautela para que esses benefícios ocorram de forma ordenada, por meio de ferramentas eficazes.
    
4 - Capacite seus atendentes: tenha uma equipe qualificada. Grande parte de uma boa venda vem de um profundo conhecimento do atendente/vendedor, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o clientela. Quem está na linha de frente do atendimento não pode ser tímido, para isso, a prática deve ser constante.   

5 – Invista nas facilidades: se preocupe com o acesso de seus shoppers e com a disponibilização dos itens em seu estabelecimento, fazendo com que estejam adequadamente visíveis. Também se atente em como a pessoa chegará à loja, buscando espaço para estacionamento e, caso não tenha, criando convênios.  

6 - Supere as expectativas: é essencial sempre inovar e se atualizar. A quebra positiva da expectativa do cliente é uma maneira quase certeira de fazer com que ele volte, por isso, esteja em constante contato com o que existe de mais moderno no mercado.
    
Não desista, seja persistente 
O principal objetivo de todo esse conteúdo elaborado por Ângelo é mostrar que, sabendo melhor o caminho do empreendedorismo e buscando conteúdos para seguir em frente, as chances do sucesso empresarial são muito maiores. Lembre-se, um empreendedor bem-sucedido nunca deve deixar de aprender e de procurar por novidades e parcerias. As dificuldades no canal farma são muito grandes, mas as opções são instigantes e garantem ótimos retornos.  

A ANB Farma espera que você tenha gostado das dicas e que usufrua de todas as informações a favor do seu varejo. Conte sempre conosco!

Compartilhe: