08 de novembro de 2022

Black Friday e Copa do Mundo: duas grandes oportunidades de vendas

Black Friday e Copa do Mundo: duas grandes oportunidades de vendas

Assim como os demais comércios varejistas, a farmácia deve se preparar de maneira adequada para as vendas de acordo com os eventos sazonais que acontecem no País e no mundo. Dois deles se aproximam: a Black Friday, que ganha cada vez mais importância junto aos consumidores que estão em busca de promoções; e a Copa do Mundo, que é o maior evento futebolístico universal e pode impactar a rotina das lojas, já que os brasileiros costumam festejar muito. 

Tida como uma excelente oportunidade de fortalecer a identidade/percepção de bons preços e atrair mais clientes para o ponto de venda (PDV), a Black Friday, quando bem trabalhada, aumenta, consideravelmente, o faturamento em um curto espaço de tempo. 

Uma dica do diretor do Instituto Bulla, Cadri Awad, é começar a preparação para a Black Friday com a lista dos produtos que estarão com preços promocionais no período. “É fundamental definir a quantidade de itens para cada produto que estará em promoção durante a vigência do evento. Uma vez que a farmácia tenha a lista de produtos e a quantidade de itens que serão disponibilizados é necessário fazer a simulação de preços para compreender o impacto que a ação provocará nos resultados da empresa.”

Um componente fundamental será adicionado à Black Friday, neste ano, a Copa do Mundo do Catar, que acontece no mesmo período. E Copa do Mundo é sinônimo de festa, comemoração e emoção. Por isso, a fusão do tema Black Friday com a Copa do Mundo em todas as peças publicitárias é obrigatória. “No mínimo de 15 a 20 produtos precisam ter preços muito abaixo da concorrência e gerar grande poder de atratividade. 

Ele diz que cerca de 70% dos itens na Black Friday são de tráfego, como fraldas, tinturas, xampus, condicionadores etc. e 30% de produtos de procura espontânea, como suplementos, dermocosméticos, vitaminas etc. “Os descontos aplicados devem ser feitos simulando a média entre os grupos de produtos. O que importa não é o desconto concedido no produto A ou B, mas a média geral obtida, porque é ela quem impacta no resultado final.” 

No que diz respeito à Copa, a especialista em varejo farmacêutico, Silvia Osso, recomenda decorar a loja com itens temáticos. “Os produtos para ressaca e azia devem ser objeto de atenção no período, é importante também oferecer com antecedência kits para aqueles que vão viajar para participar dos jogos no Catar.” Entre os itens de maior demanda estão: antiácidos; analgésicos; produtos voltados para ressaca, azia e desconforto estomacal; reidratantes orais; protetores solares e labiais; pós-sol; hidratantes; maquiagens; sprays coloridos para os cabelos.


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Foto: iStock.com/FilippoBacci

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