04 de maio de 2020

Aumente as vendas da sua farmácia no Dia das Mães

Aumente as vendas da sua farmácia no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio de uma maneira geral, incluindo o varejo farmacêutico, afinal também é um tipo de estabelecimento que oferece opções de presentes. Por isso, é essencial apostar nas estratégias certas para aumentar as vendas mesmo em tempos de novo coronavírus.

Vale lembrar que público não falta para adquirir os produtos. Pais, filhos e netos estão sempre em busca de alternativas para presentear as mães, além das próprias mulheres que queiram dar um mimo para si próprias. 

Segundo Tatiana Ferrara Barros, farmacêutica e consultora especialista em varejo, a farmácia precisa focar em ações que favoreçam essa possibilidade. Assim, para começar, é fundamental pensar em dois pontos:

  • Ter um mix de produtos para presentear, como os kits de cosméticos, por exemplo;
  • Contar com embalagens para embrulho, forma de complementar a aquisição.

“Um dos motivos pelo qual as pessoas não compram presentes no canal farma é porque acreditam que não terá o papel para presente, mas a loja pode oferecer este benefício ao consumidor”, alerta a farmacêutica. 

Como potencializar as vendas no Dia das Mães?
Tatiana informa que um dos passos mais importantes é contar com um mix completo dos segmentos femininos, principalmente as linhas de cosméticos e dermocosméticos.  

Saiba que os clientes não irão pensar nas farmácias como o primeiro comércio para a aquisição de presentes. Dessa forma, a consultora ressalta o quanto é primordial expor os produtos da melhor forma, além de comunicar essa possibilidade para que todos vejam que o seu PDV pode ser sim uma excelente alternativa para o Dia das Mães e, consequententemente, para ampliar os seus lucros.

“Portanto, é necessário deixar os itens presenteáveis com uma ótima visibilidade, incluindo também as embalagens ao lado, oferecendo uma solução completa ao público”, salienta.

A farmacêutica ainda mostra algumas dicas para arrasar nas vendas:
  • Apostar na dupla exposição, colocando os artigos da categoria feminina em pontas de gôndola ou no balcão de atendimento;
  • Montar kits de beleza com  esmaltes, sabonetes, hidratantes e maquiagem em uma cesta bem bonita;
  • Investir em comunicações por meio de placas e/ou banners com frases do tipo: “Sua mãe vai amar ganhar esse kit” ou “Compre já esse presente para sua mãe”;
  • Chame atenção dos esquecidos, sempre tem alguém que deixa para a última hora. Realize ações para atrair os clientes, fazer eventos dentro do estabelecimento pode ser uma boa opção, por exemplo.

Dias das Mães e a covid-19

Este ano, o Dia das Mães será um pouco diferente devido à pandemia do novo coronavírus. Assim, reinventar-se é preciso para evitar rupturas. Além de todas dicas dadas acima, para o público que vai até o seu varejo, lembre-se que a tecnologia pode ser sua aliada.  

Se a sua farmácia não possui um e-commerce, não tem problema. Você pode investir no delivery, por exemplo, seja por um motoboy contratado ou por meio de aplicativos. O fundamental é ter sempre estratégias assertivas para atender os shoppers tanto física quanto virtualmente.

E a ANB Farma continua sendo sua parceira, estamos trabalhando diariamente, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, para manter sua loja abastecida. Conte com a gente também no Dia das Mães e arrase nas vendas.

Compartilhe: