16 de fevereiro de 2022

Alimentação leve no verão: ajuda a evitar azia e má digestão

Alimentação leve no verão: ajuda a evitar azia e má digestão

Durante o verão é necessário seguir uma alimentação mais leve e de fácil digestão, à base de verduras, frutas, legumes e carnes magras, o que ajuda a evitar problemas como azia e má digestão. Isso porque com a diminuição do metabolismo basal (energia mínima gasta para manter funções vitais) a quantidade calórica ingerida também precisa ser reduzida. 

Na estação mais quente do ano também é preciso aumentar a ingestão de líquidos, pois a perda de minerais é maior devido ao aumento da temperatura corporal e da transpiração. 

Saber a diferença entre azia e má digestão é fundamental para auxiliar os pacientes em farmácias e drogarias. Enquanto a azia é uma sensação de queimação na região do esôfago, no peito, atrás do osso esterno, normalmente causada por refluxo de ácido gástrico; a má digestão é caracterizada por uma dor ou desconforto abdominal e tem relação com o estômago. Também pode estar ligada a outros distúrbios gástricos e causar enjoos, indisposição, vômitos e sensação de estômago cheio.

Alguns hábitos contribuem para o surgimento desses problemas. A azia, por exemplo, piora com: 
- Ingestão de alimentos que contêm conservantes, gorduras ou açúcares, como os produtos industrializados; 
- Comer grandes quantidades nas refeições;
- Deitar logo após as refeições; 
- Beber líquidos junto com a comida;
- Pular refeições durante o dia.


Já a má digestão pode ser agravada por:
- Ingestão de líquidos junto com a comida;
- Comer rápido demais;
- Usar roupas apertadas;
- Se exercitar logo após as refeições;
- Comer alimentos gordurosos.

Medicamentos recomendados para aliviar os sintomas de azia e má digestão
Além de adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, existem alguns tratamentos que aliviam os sintomas. Confira: 
Antiácidos: são substâncias que neutralizam a acidez do estômago. São usados por um curto espaço de tempo. Os antiácidos mais comuns são: bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio e compostos básicos de alumínio e de magnésio.
Protetores estomacais: são medicamentos usados para diminuir a produção de ácido pelo estômago e, deste modo, reduzir a dispepsia (dificuldade de digestão. Os medicamentos desta classe incluem: omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol.

Fontes: HCor, ID Instituto Digestivo
Crédito da imagem: iStock.com/ugurhan

Compartilhe: