26 de maio de 2020

Alavanque as vendas da sua farmácia durante o inverno

Alavanque as vendas da sua farmácia durante o inverno

O inverno começa em 20 de junho e preparar a farmácia é fundamental para não perder vendas, afinal é uma das estações mais importantes para o canal farma. 

Este ano, além de todos os problemas típicos do período como as doenças respiratórias como gripes e resfriados, ressecamento da pele e dos cabelos, também temos a questão do novo coronavírus, fator que aumenta a busca por produtos que reforçam a imunidade, como as vitaminas, por exemplo, conforme explica Regina Blessa, palestrante especialista em varejo.

“Sabemos que todos os medicamentos usados para gripes e resfriados têm uma grande venda entre maio e agosto. MIPs de marcas conhecidas, xaropes e vitaminas merecem lugar de destaque nas gôndolas. Outras categorias que ganham mais visibilidade nessa época são os shampoos anticaspa e os cremes hidratantes devido à secura da pele e do couro cabeludo”, adiciona.

Sortimento de inverno: como elaborá-lo diante da pandemia de covid-19?
Regina afirma que nesse tempo de pandemia, inusitado para todo o planeta, será preciso aprender conforme os movimentos dos consumidores forem acontecendo. Não há como prever o que será mais ou menos vendido, visto que estamos diante de uma situação sem precedentes e sem números anteriores para traçar qualquer estudo.

“É essencial ficar atento às informações das indústrias e ir repondo os estoques conforme as demandas forem se confirmando”, recomenda a especialista.

Estratégias para vender mais
Para Regina, 2020 será o ano de uma “criação pandêmica”, ou seja, cada loja terá que construir suas ações, incluindo fatores como higienização, método de afastamento dos clientes, abrir mais espaços entre os corredores e treinar mais os funcionários para atender melhor à distância. Outro ponto lembrado pela especialista são as vendas online que se tornaram imprescindíveis. 

“Dessa forma, para os estabelecimentos que ainda não apostavam na tecnologia, está mais do que na hora de correr para alcançar os demais PDV. Para aqueles que não sabem por onde começar, é válido analisar a concorrência local e internacional para conhecer as melhores práticas”, alerta Regina.

Mesmo com esse novo cenários, os MIPs continuam sendo carro-chefe nas farmácias e expô-los no autosserviço é primordial para aumentar os lucros. Assim, a palestrante especialista em varejo sugere organizá-los da seguinte maneira:

  • Separar por categoria e de forma vertical;
  • Colocar as marcas mais conhecidas nas prateleiras mais altas;
  • Abaixo, na altura das mãos, dispor as outras marcas ou aquelas que estão na mídia;
  • Posteriormente, na parte debaixo, incluir os genéricos;
  • Por último, expor os similares e as opções mais baratas e menos conhecidas. 
 
"Enquanto os produtos ocupam seus pontos naturais nos corredores do segmento, as pontas de gôndola e as colunas (com clip strips) podem ser recheadas com itens correlatos. Cada loja deve se preocupar com o que quer vender e promover”, conclui.

Seja em qual momento for, a ANB Farma está preparada para ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Entre em contato conosco e abasteça sua farmácia para o inverno com as melhores condições.

Compartilhe: