29 de junho de 2017

Abasteça seu PDV para as férias de julho com os principais produtos

Abasteça seu PDV para as férias de julho com os principais produtos

As férias de julho estão chegando e muitas famílias aproveitam para viajar ou até mesmo para ficar em casa curtindo mais tempo juntos.

Seja nas residências ou nas viagens, é comum o hábito de se ter uma farmacinha contendo tanto os medicamentos quanto os produtos de higiene e beleza. Por isso, é fundamental abastecer o ponto de venda com os itens mais utilizados pelos consumidores durante as férias de julho, período que marca o auge da estação mais fria do ano.

Segundo Carla Bovo, consultora farmacêutica e key account da Smart Life, as lojas devem levar em consideração para o mix das férias de julho, a questão da sazonalidade, ou seja, os produtos que são mais buscados durante o inverno.

A consultora explica que nessa época a procura por hidratantes amplia muito, principalmente para o rosto e para as mãos, áreas que ficam mais expostas sofrendo com as agressões do tempo gelado. Os itens para hidratação dos lábios também não podem faltar nas farmácias, incluindo os batons que possuem essa função.

A maior frequência dos banhos quentes, além de agredir a pele, faz com que a oleosidade no couro cabeludo aumente ocasionando a caspa e a queda de cabelo. Esse fato gera oportunidades de vendas nos subsegmentos de anticaspas e antiquedas, conforme explica Carla.

Na categoria dos MIPs e correlatos, a key account da Smart Life afirma que os antigripais, antitérmicos, remédios para dor de ouvido, descongestionantes e termômetros precisam fazer parte do estoque das férias de julho, já que são medicamentos com potencial de venda durante a estação e podem compor a farmacinha de viagem.

Outro segmento importante para investir na temporada é o de energizantes e vitaminas, pois as pessoas ficam mais sonolentas e cansadas por conta do frio e, durante as férias de julho, a maior parte do público quer se divertir necessitando de energia extra ao longo do dia e, ainda, evitar as gripes e resfriados.

Férias de julho: foco na categoria infantil
Durante as férias de julho o que mais a criançada quer é brincar e pequenos acidentes podem acontecer. Portanto, ter o estoque abastecido com os itens de primeiros socorros é fundamental para evitar rupturas. De acordo com Carla, é necessário investir nos curativos adesivos, antissépticos, gazes, pomadas para picadas, além dos remédios para febre e diarreia. “A categoria de curativos adesivos com personagens infantis é bastante atrativa, pois algumas crianças fazem até coleção”.

Para exposição, Carla explica que os itens são expostos na seção de primeiros socorros e não na área infantil. “Para facilitar a busca do cliente, a organização deve ser feita por marca, começando pelas apresentações menores e, posteriormente, incluir os produtos específicos do segmento infantil”.

No caso dos bebês, no frio é mais comum o surgimento de assaduras, pois a troca da fralda é mais rápida e o corpo fica com menos ventilação o que também pode deixar a pele mais ressecada e com alergias. Para essa faixa etária, Carla recomenda apostar em pomadas para assaduras e hidratantes específicos.

Ampliando as vendas
Para ampliar as vendas nas farmácias durante as férias de julho, Carla orienta investir nos kits de viagens dos mais diversos tipos: shampoos e condicionares, sabonetes e hidratantes, pasta de dente, fio dental e escovas, entre outros, pois facilitam a vida dos clientes por possuírem embalagens menores.

Além disso, outra dica dada pela consultora é expor os itens típicos da estação na altura dos olhos dos consumidores e, ainda, próximo aos caixas. Uma seção de inverno pode ser criada agrupando os hidratantes por tipo de indicação (mãos, rosto e corpo) e, também, colocar o segmento de energéticos e vitaminas nas prateleiras que ficam na parte de cima da gôndola.

Na ANB Farma você conta com o melhor mix da temporada para abastecer o seu PDV durante as férias de julho. Aproveite!

Compartilhe: