20 de agosto de 2018

A importância dos genéricos para doenças crônicas na farmácia

A importância dos genéricos para doenças crônicas na farmácia

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), o cenário econômico tem contribuído para o aumento das vendas dos genéricos nos últimos três anos, reforçando o papel do segmento como instrumento de acesso aos medicamentos no país. Um estudo da associação, com base em dados do IQVA, instituto que audita as vendas do varejo farmacêutico no mercado brasileiro, mostra que as vendas de genéricos em unidades avançaram 29,73% entre 2015 e 2017 enquanto o mercado farmacêutico total cresceu apenas  15,18% no mesmo período, uma diferença de quase 100% (14,55 pontos percentuais). 
  
O fenômeno é ainda intensificado no caso de algumas classes de medicamentos para patologias crônicas que afetam mais de 57 milhões de brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Aramis Domont, diretor comercial da Unidade de Genéricos da EMS, informa que, de acordo com pesquisa recente feita pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em parceria com o Datafolha, comprar genéricos se tornou hábito para 67% dos brasileiros. Além disso, 58% da população consideram a categoria confiável. Esse fator já favorece naturalmente a busca por esses medicamentos nas farmácias. 
  
“Quem utiliza o produto volta a comprá-lo. Com preços no mínimo 35% menores do que os dos medicamentos de marca, os genéricos se converteram em um poderoso instrumento de ampliação do acesso aos medicamentos no Brasil. E, tanto para o varejo farmacêutico quanto para os clientes, os valores mais acessíveis pela mesma qualidade, eficácia e segurança são uma grande vantagem. No caso das doenças crônicas, essa economia se torna mais expressiva. Com os genéricos, os tratamentos médicos podem ser realizados continuamente, de forma econômica, segura e eficaz”, adiciona Aramis.  

Crescimento do mercado de genéricos para doenças crônicas no Brasil 
De acordo com a PróGenéricos, no caso dos medicamentos antilipêmicos, por exemplo, usados para o controle de colesterol, as vendas de genéricos em unidades cresceram 59,82%, entre 2015 e 2017. No período, a participação das vendas de genéricos nessa classe pulou de 44% para 58% de share. A maior parte do crescimento se deu ano passado. Em 2016, os genéricos representavam 48% das vendas de antilipêmicos no país e fechou 2017 com 58% de participação, um salto de 10 pontos percentuais. Similares e medicamentos de referência, que detinham juntos 56% de participação em 2015, fecharam 2017 com 42% de share.  

Já os  genéricos anti-hipertensivos também registraram avanços significativos nos últimos 3 anos. As vendas em unidades para essa classe terapêutica cresceram 34% entre 2015 e 2017. Com isso, o share dos genéricos no mercado total de anti-hipertensivos passou de 64% para 70% nos últimos 3 anos. Medicamentos de referência e similares, que detinham 36% de participação, passaram a 30% de share nesse intervalo. Com esses resultados, a participação combinada de genéricos em medicamentos para colesterol e hipertensão saltou de 61,12% em 2015 para 68,54% em 2017, um avanço de 7,42 pontos percentuais.  

“Seguros, confiáveis e com preços de mercado em média 60% menores que os medicamentos de referência, os genéricos se consolidaram como alternativa de tratamento para milhares de brasileiros que são afetados por doenças crônicas, especialmente nesse momento de maior aperto econômico para os consumidores”, afirma Telma Salles, presidente da PróGenéricos.  

O que você está esperando para investir no segmento? Não perca oportunidade de vendas, entre em contato agora mesmo com a ANB Farma e faça seu pedido. Aqui, seu PDV encontra tudo o que precisa dentro da categoria de genéricos. Aproveite!

Compartilhe: