26 de fevereiro de 2020

Verão na farmácia: em quais ações apostar?

Verão na farmácia: em quais ações apostar?

Um dos fatores que mais interfere nos hábitos de compra é a sazonalidade. Na época do verão é normal as vendas aumentarem, porque os consumidores têm uma preocupação maior com produtos de hidratação para cabelo, pele e proteção solar. Mas, além de ter um mix de produtos completo, ainda é necessário apostar em ações dentro da sua loja para chamar a atenção dos clientes. 

Na hora de criar estratégias promocionais para o seu ponto de venda, é importante lembrar que com o calor é comum que o corpo sofra mais com a perda de água e, por isso, muitas pessoas sofrem com a falta de hidratação. 

Ações que você pode fazer na sua farmácia durante o verão

Oferecer frutas e água para hidratação
Durante o período do calor, algumas pessoas podem desidratar. A falta de hidratação pode ocasionar diversos problemas no funcionamento do organismo. Para evitar essa condição, vale conscientizar seu público sobre a importância de hidratar-se frequentemente. Que tal montar uma mesa de frutas na sua farmácia? Você pode apostar naquelas com alta concentração de água como, por exemplo, melancia, melão, laranja ou abacaxi.

Junto com as frutas, mantenha uma garrafa com água fresca em cima do balcão. E não se esqueça de orientar seus clientes para tomarem mais líquidos ao longo do dia. Também é importante aconselhar o público para se alimentar bem e proteger-se do sol. 

Demonstração de cremes hidratantes
Além das recomendações com relação à alimentação e ingestão de água, vale aconselhar a clientela sobre a importância de hidratar a pele. Essa ação é muito importante também no verão.

Uma dica é disponibilizar testers dos principais hidratantes para que o público sinta o cheiro e conheça a textura. Essa é uma ótima forma de ampliar suas vendas, principalmente dos dermocosméticos que possuem alto valor agregado. 

Aferição de pressão e glicemia
No verão, é muito habitual o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gorduras e sal. Essa combinação pode levar ao aumento da pressão arterial e complicações a quem já sofre com o diabetes. Por isso, é muito importante realizar serviços como a aferição de pressão e glicemia os quais ajudam as pessoas a manterem as patologias em dia, além de agregar valor à imagem da farmácia e estreitar o relacionamento. É possível, ainda, complementar o atendimento com dicas de como se cuidar durante a época.

Confira outras dicas para complementar suas vendas na estação

Atividades recreativas para as crianças
O verão é a estação favorita das crianças. Assim, é interessante incluir atividades recreativas infantis com brinquedos como pula-pula ou até distribuir bolas e bexigas para as crianças. Essas ações podem, inclusive, atrair novos consumidores para a sua loja. 

Promoções na farmácia
Aproveite o período para colocar os produtos sazonais em promoção. É possível criar packs, fazer descontos e elaborar kits de perfumaria para presentes e colocá-los no balcão da farmácia. Use a criatividade!

Música e som ambiente
Investir em músicas e sonorização do ambiente, ainda mais durante o verão, que é a estação mais festiva do ano, é uma boa forma de chamar a atenção. Para investir nessa ação, é necessário conhecer bem o perfil do seu consumidor e escolher as músicas com atenção. Mas, antes de iniciar, certifique-se sobre a legislação local.

Com todas essas dicas, é possível movimentar a farmácia durante essa época do ano. Mas, não esqueça de abastecer os seus estoques. Para isso, conte com a ANB Farma, temos diversas ofertas e produtos que irão impulsionar suas vendas na estação mais quente do ano!

Fontes consultadas: Farmarcas e HCor.

Compartilhe: