25 de outubro de 2019

Saúde bucal infantil: apresentação dos produtos certos como fator de conscientização

Saúde bucal infantil: apresentação dos produtos certos como fator de conscientização

Além de ser uma fase importante para o desenvolvimento, a infância também merece atenção especial para a saúde bucal. Estimular os cuidados com a limpeza oral deve começar desde cedo para a criação do hábito de uma boa escovação e prevenção de doenças.  

De acordo com Luiz Augusto Tavares, presidente da Sunstar Brasil, empresa que detém a marca GUM®, o mercado de higiene oral infantil cresceu 8% no último ano móvel, considerando as farmácias. Isso revela uma preocupação cada vez maior com esse público e, para a loja, uma adaptação na qual as gôndolas recebem cores e personagens famosos entre as crianças.

Importância da higienização oral infantil
Necessário aos adultos, indispensável para os pequenos. A limpeza da boca e dos dentes precisa ser realizada com escova, pasta de dente e fio dental por três vezes ao dia, para evitar problemas posteriores. 

Segundo Luiz, as principais doenças mais comuns são as cáries e a inflamação da gengiva (gengivite) os quais são capazes de ser evitados realizando a higienização bucal corretamente.

“Quando um desses problemas surge, deve ser tratado corretamente por um profissional, para que não evolua para quadros mais graves como tártaro e periodontite, por exemplo”.

Produtos específicos para crianças
Tanto a família quanto o odontopediatra possuem um papel imprescindível na orientação dos pequenos. Muitas vezes, a criança não adquiriu ainda a autonomia para efetuar a limpeza e os pais devem participar desse aprendizado. É fundamental que eles sejam apresentados aos itens certos e instruídos no seu manuseio.

Segundo o presidente, é importante procurar artigos adequados para esse público. “Na categoria de higiene oral infantil, não podem faltar escova e gel dental, essenciais e básicos para o dia a dia”, afirma. Além disso, Luiz Augusto destaca também os flossers, o fio dental com haste, que facilitam o uso tanto para os adultos quanto para os menores e, ainda, apresentam uma opção de alto valor agregado às farmácias.

Porém, nem sempre é fácil fazer com que os pequenos cuidem dos dentes corretamente. Para auxiliar os pais na escolha, Luiz indica que a loja invista em produtos lúdicos e didáticos, com personagens mais populares, fazendo com que a criança se identifique e transforme esse momento em algo mais divertido. 

Exposição no ponto de venda
Já com relação à organização, o presidente certifica que é necessário reservar um espaço na loja para os produtos dedicados a esse público, facilitando sua localização. A orientação é que o varejista avalie alguns fatores estratégicos do estabelecimento como o campo de visão, fluxo e pessoas que o frequenta.

Vale ressaltar ainda que os itens também podem ser inseridos em outros locais, fora do seu ponto natural. “Isso aumenta a visibilidade da linha, além de ser uma forma do consumidor lembrar de comprar aquele item, mesmo que ele não passe pelo corredor destinado à exposição daquela categoria”.

Se a sua farmácia está em busca de produtos para a higiene bucal das crianças, conte com a ANB Farma. Possuímos cremes, escovas, fio dental e diversos artigos para que os pequenos fiquem em dia com a saúde oral. Alavanque as vendas do segmento!

Compartilhe: